Cidades

Galho de árvore cai e atinge sete crianças em escola de Sobradinho 1

Alunos brincavam ao lado de parquinho da Escola Classe 11, na Quadra 11, quando foram atingidos. Todos foram encaminhados ao hospital regional da cidade e passam bem

postado em 18/06/2018 21:04

Galho caiu perto do local onde as crianças brincavam, ao lado do parquinho da escolaMilitares do Corpo de Bombeiros atenderam, na tarde desta segunda-feira (18/6), quatro meninas e três meninos de 7 e 8 anos que ficaram machucados após a queda de um galho de árvore na Escola Classe 11 de Sobradinho 1. Os alunos brincavam ao lado do parquinho, onde a árvore está plantada, no momento da acidente. As crianças foram atendidas e transportadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Sobradinho (HRS) com escoriações leves pelo corpo.


Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os militares atuaram de forma preventiva, com isolamento da área, retirada de pessoas das proximidades e solicitação da presença de técnicos dos órgãos responsáveis pelo corte da planta. De acordo com a corporação, os bombeiros efetuam a poda somente em casos emergenciais.

A diretora da Escola Classe 11, Kátia Lemos Costa, conta que a Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho solicitava a presença de funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da Companhia Energética de Brasília (CEB) e do Corpo de Bombeiros desde o ano passado. No entanto, a situação não havia sido resolvida.

"Mandamos vários pedidos de poda dessa árvore desde janeiro. No ano passado, a Regional de Ensino também enviou solicitações e não fomos atendidos. A Novacap sempre falava que viria, agendava uma data, mas nunca aparecia", relata Kátia.

Ainda de acordo com a diretora, ventos fortes são constantes na região, mas o colégio não teria recebido qualquer alerta sobre a necessidade de interdição da área. No fim de fevereiro, o Corpo de Bombeiros esteve na instituição de ensino para retirar dois galhos que apresentavam risco maior de desprendimento.

"Eles (bombeiros) disseram que não havia perigo imediato de queda, e que podíamos esperar pela Novacap. Além disso, seria necessária a presença da CEB para efetuarem o corte, porque alguns galhos estavam sob cabos de eletricidade", acrescenta.

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Distrito Federal informou à reportagem que funcionários da pasta estiveram no local minutos após o acidente e recomendaram a retirada da planta.

Manutenção agendada

Em nota, a Novacap comunicou que o serviço de poda estava agendado para esta terça-feira (19). "Assim que soube da queda do galho na tarde desta segunda-feira, a Novacap enviou uma equipe para retirar e analisar o galho que caiu. Em uma primeira avaliação, não foi detectada nenhuma patologia no galho. A Novacap informa que faz podas de árvore em todas as quase 700 escolas do DF. Nesta terça-feira, a equipe que já estava agendada para a escola voltará ao local para realizar o serviço previsto. Trata-se de uma poda de formação, feita para retirar galhos e aliviar o peso sobre a árvore", afirma o texto.

Até as 19h desta segunda-feira, duas crianças ainda aguardavam por exames de radiografia para serem liberadas. As áreas do parquinho e do estacionamento da escola permanecem isoladas. As aulas de terça-feira (19) na escola ocorrerão normalmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação