Cidades

Mês do orgulho LGBTI tem programação especial no Distrito Federal

Exibição de filmes ligados ao tema, feiras culturais e realização das paradas LGBTI estão dentro do cronograma de atividades

Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 20/06/2018 12:44
Bandeira LGBTI
Em comemoração e reconhecimento ao Mês Internacional do Orgulho LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Pessoas Trans e Intersex), o Distrito Federal conta com programação especial. Exibição de filmes ligados ao tema, feiras culturais e realização das paradas LGBTI estão dentro do cronograma de atividades.

Desde segunda-feira (18/6), ocorre a 3; edição do Festival Internacional de Cinema LGBTI. Coordenado pela Embaixada da Espanha, o evento conta com a parceria das embaixadas de mais de 10 países e da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. No total, 13 longas metragens e cinco curtas serão exibidos até domingo (24/6).

Durante o encontro, as embaixadas e instituições participantes homenageiam os membros da comunidade LGBTI que morreram devido a crimes de ódio ou de complicações relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo é reafirmar o compromisso de igualdade de todas as pessoas, independentemente de orientação sexual, identidade de gênero ou status sexual.

Para marcar a abertura oficial das Paradas do Orgulho LGBTI 2018 do Distrito Federal, será realizada uma feira cultural temática. Neste sábado (23/6), o Museu da República sediará o evento, que está previsto para começar às 10h. Tendas com produtos ligados à diversidade, apresentação de DJs, shows e apresentação da cantora drag queen Glória Groove fazem parte da programação. A entrada custa 1kg de alimento não perecível.

Em 1; de julho, os brasilienses poderão participar da 21; Parada do Orgulho LGBTI 2018 do DF. A festa começará em frente ao Congresso Nacional às 14h30. Com a presença de trios elétricos, o grupo de pessoas deverá seguir pelo Eixo Monumental em caminhada. O evento deve acabar por volta da meia-noite.

Confira a programação

3; Festival Internacional de Cinema LGBTI
Entrada franca

20/6 - 19h - O Bella Vista / 20h20 - Ursinho
21/6 - 19h - Rosa Morena
22/6 - 18h30 - A Morte e Vida de Marsha P. Washington / 20h30 - Garotas Perdidas
23/6 - 16h - Diferente dos Outros / 17h - A Rainha da Irlanda / 18h45 - O Padre
24/6 - 15h - Barcelona. Noite de Verão / 16h45 - Sou Todo Teu / 18h30 - Transit Havana

Serviço Social do Comércio (SESC) Presidente Dutra, localizado no Setor Comercial Sul, quadra 2.

Feira Cultural LGBTI de Brasília

Entrada: 1kg de alimento não perecível

23 de junho, às 10h

Museu da República, localizado no Eixo Monumental

21; Parada do Orgulho LGBTI de Brasília

1 de julho, às 14h30

Em frente ao Congresso Nacional

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação