Publicidade

Correio Braziliense

Ferramenta contribui com planejamento de políticas públicas

Aplicativo lançado pela Codeplan faz mapeamento com imagens de satélite. A proposta é integrar, compartilhar e disseminar informações geográficas de todo o Distrito Federal


postado em 20/06/2018 21:00 / atualizado em 20/06/2018 21:28


Alexandre Santos gerente de Demografia, Estatística e Geoinformação da Codeplan define o projeto como facilitador no repasse de informações(foto: Aline Ramos/CB)
Alexandre Santos gerente de Demografia, Estatística e Geoinformação da Codeplan define o projeto como facilitador no repasse de informações (foto: Aline Ramos/CB)
A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) lançou o aplicativo Geocode, parte do projeto Brasília em Mapas. A ferramenta permite localizar coordenadas geográficas (latitude e longitude) em um mapa composto por fotografias aéreas do Distrito Federal. O portal estará disponível a partir da meia-noite dessa quinta-feira (21/6).  
  
A plataforma, pública e gratuita, na prática padroniza e organiza o conjunto de informações oferecidas pelos sistemas da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), dos Correios e da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação. Com isso, facilita a gestão de planejamento e de políticas públicas, como por exemplo: o melhor planejamento da expansão urbana de uma área, comparando assim como ela reagiu nos últimos anos com a vegetação local.
 
Contribui, também, no serviço das polícias ao oferecer a localização exata de um endereço ou local onde ocorreu um crime naquele momento, sendo que as informações podem ser compartilhadas com outras pessoas por meio de smartphone ou tablet. 
 
O gerente de Demografia, Estatística e Geoinformação da Codeplan, Alexandre Santos define o projeto como facilitador no repasse de informações. "A geolocalização é o sistema embasado por uma série de tecnologias que permite determinar a localização de um objeto, endereço, ou usuários por meio do mapeamento de terras. Esse mapeamento é fundamental para entender a dinâmica do funcionamento de paisagens e terras. Tínhamos dificuldade na localização de endereços, pois não havia padrão. Com o Geocode, há a integração dos dados facilitando a disseminação das informações para o público" comenta. 
 
  

Como acessar 

Através do Brasília em Mapas, as aplicações na parte de localização são infinitas. No campo de pesquisa dentro do site ou do aplicativo, é solicitado inserir palavras chaves como: rua, quadra, ou o CEP. Após inserir as palavras chaves, o usuário escolhe a prioridade dos dados que quer exposto no relatório final. A plataforma então, junta todos os arquivos, e gera o conteúdo final organizado conforme na ordem solicitada. 
 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade