Cidades

Após jogo do Brasil, brasilienses enfrentam paradas cheias e ônibus lotados

Serviços públicos voltam a funcionar a partir das 14h. Shoppings e comércio de rua abriram às 12h

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 22/06/2018 14:10
A partir das 11h, após o término do jogo, paradas ficaram cheias
Com o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, realizado às 9h, desta sexta-feira (22/6), o horário de funcionamento de serviços públicos e privados da capital federal foram alterados. Com o expediente começando entre 12h e 14h, os ônibus ficaram lotados logo após o término da partida, em que o Seleção bateu a Costa Rica por 2 x 0.

Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), os ônibus seguiram tabela normal durante todo o dia, inclusive com os usuais reforços em horários de pico. Em paradas como as da DF-001, próximo ao Riacho Fundo 2, os coletivos com destino ao Plano Piloto nem paravam para os usuários de tão cheios que estavam. Os passageiros reclamaram.
;Deveria ter tido reforço nas linhas, tenho que chegar ao trabalho às 12h, mas está passando pouquíssimos ônibus, e os que passam ainda estão lotados;, conta Marta Lopez, 25, que trabalha como secretária no Setor Comercial Sul.

Mesmo com os transtornos, o brasiliense não escondia a felicidade após a vitória suada em cima da seleção costarriquenha. Após o jogo, muitos foram ao trabalho usando a camisa amarela da seleção canarinho. ;Foi um sufoco, mas ganhamos. O ruim é que o jogo foi de manhã, não deu para tomar uma cervejinha, porque tinha expediente depois do almoço;, contou o balconista José Mendes, 38, que esperava ônibus em uma parada da Candangolândia.

Durante a manhã, o Metrô-DF funcionou com 15 trens. Das 12h às 14h, o número aumentou para 20 trens em circulação. No início da tarde, das 14h às 16h45, funcionará com 15 trens. Não haverá alteração no horário de pico, das 16h45 às 19h45 ; o serviço contará com 24 trens.
Após a partida o movimento de ida ao trabalho foi intenso nas principais vias do DF. Condutores que passavam pela Estrada Parque Indústrias Gráfica (EPIG), Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Eixo Monumental e Eixão Sul enfrentam trânsito lento.

Na Rodoviária do Plano Piloto e estações do Metrô a movimentação também aumentou após o fim do jogo. Simone Assunção,37 anos, trabalha na estação Galeria e conta que durante a partida, poucos passaram pelo local. ;Só se ouvia os trens indo e vindo, pouca gente passando, até o comércio ficou fraco;, contou. Segundo a moradora de Samambaia, a movimentação normalizou após mais ou menos 30 minutos do fim da partida.

Dentro dos vagões, o fluxo também foi maior. José Renato Garcia, 49 anos, saiu da estação Águas Claras e desembarcou na 112 Sul. O comunicador acredita que a movimentação está mais intensa do que em dias comuns, porque muita gente está trabalhando apenas no horário da tarde. ;Geralmente o trem que vem de samambaia é o mais vazio, mas hoje estava lotado.;

Na rodoviária, a movimentação não mudou muito segundo comerciantes. Mesmo durante a partida, muitas pessoas ainda procuravam comprar artigos em verde e amarelo para torcer. ;Depois que o jogo acabou apareceram mais pessoas pegando ônibus para a Esplanada dos Ministérios, aumentou um pouco em relação aos outros dias, mas não notei que a diferença foi muito grande;, analisou a comerciante Joelma da Cruz, 33 anos.

Confira o horário de funcionamento dos serviços públicos na tarde desta sexta


Caesb
O expediente vai das 14h às 18h. A Central 115 funcionará normalmente e as equipes de manutenção trabalharão com escalas de plantão.

CEB
Os serviços de emergência funcionam normalmente, 24 horas, pelo telefone 116. As agências de atendimento da CEB funcionam das 14h às 18h, bem como os serviços administrativos da empresa.

Detran
Postos de atendimento funcionam das 14h às 18h.

Hemocentro
O atendimento será das 14h às 18h.

Polícia Civil
O expediente administrativo ocorrerá a partir das 14h. No entanto, continuarão em funcionamento 24 horas as delegacias que funcionam como Centrais de Flagrante, além das Delegacias da Criança e do Adolescente e Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

Procon
Abre para atendimento do público a partir das 14h.

Secretaria de Saúde
Os serviços contínuos e ininterruptos vão manter funcionamento integral, como emergências hospitalares, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atenção Psicossocial III (CAPS III) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já as Unidades Básicas de Saúde e os ambulatórios não abrirão no turno em que ocorrer o jogo. No outro turno, funcionam normalmente. Farmácias Alto Custo também param no turno do jogo e abrem depois.

Corpo de Bombeiros
Atendimento administrativo vai funcionar a partir das 14h. Contudo, o socorro se mantém sem alterações, 24 horas por dia, acionado por meio do número 193.

Comércio
Lojas de shoppings e de rua vão abrir as portas a partir das 12h.

#CBnaCopa2018


Quer ver sua foto estampada no jornal e no site do Correio Braziliense? Quando publicar a sua torcida no Instagram, use a hashtag #CBnaCopa2018. Você e sua turma podem aparecer em uma galeria de fotos, em uma página gráfica ou até na capa do jornal. Já pensou? Não fique de fora!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação