Cidades

Feira LGBTI ocupa espaço em frente ao Museu Nacional com produtos e música

Com o objetivo de combater o preconceito, o evento reúne mais de 30 expositores, além de contar com apresentações de drag queens e DJs

Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 23/06/2018 12:10

[FOTO1183324]

O centro de Brasília amanheceu mais colorido neste sábado (23/6). Durante o Mês Internacional do Orgulho LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Pessoas Trans e Intersex), o Distrito Federal recebe uma feira temática, localizada em frente ao Museu Nacional da República. Com o objetivo de quebrar preconceitos, mais de 30 estandes estão disponíveis com produtos artesanais, de moda, beleza e vestimentos, entre outros. Ao longo do dia, o espaço receberá apresentações de artistas locais, como drag queens, e será encerrado com apresentação da cantora Glória Groove.


A feira começou às 10h e deve funcionar até o fim da noite. Desde a manhã, brasilienses e turistas se reúnem no local, que também conta com música. A feira tem entrada franca, mas quem quiser pode contribuir com alimentos não perecíveis para ajudar instituições da capital.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Terezinha Pontosa, 63 anos, a feira tem o objetivo de propagar a diversidade. ;Aqui, são comercializados produtos LGBTIs feitos por eles mesmos. Temos desde temperos e plantas até vestimentas de drag queens;, ressalta.


Aconselhamento e representatividade

Além da venda de produtos, os frequentadores podem contar com aconselhamento, por parte de organizações não governamentais (ONGs), e tratamentos gratuitos, como acupuntura. Terezinha destaca que esse tipo de evento, realizado no centro da capital, é ideal para quebrar paradigmas e mostrar a representatividade do público LGBTI.

Para um dos expositores, Manoel Albuquerque Filho, eventos como a feira deveriam ser realizadas em todas capitais. "A feira também significa militância. Mostra que o público LGBTI existe e luta por direitos", comenta. O artista produz mandalas de materiais recicláveis, como tecidos e vidros descartados. Para ele, o dia será produtivo, já que está dando a oportunidade de expor o produto e ainda conscientizar a população.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação