Cidades

Escrituras são entregues para moradores de Vicente Pires neste sábado

Ao todo, 44 documentos de regularização fundiária foram entregues a participantes do programa de venda direta, promovido pela Terracap

Hamilton Ferrari
postado em 23/06/2018 13:01

Vicente Pires: o processo de regularização começou no ano passado e envolve cerca de 3 mil lotes

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, anunciou, na manhã deste sábado (23/6) a entrega de 44 escrituras para moradores de Vicente Pires que participaram do programa de venda direta, promovido pela Terracap. Durante a cerimônia, ele destacou que foram entregues mais de 57 mil documentos para a regularização fundiária. O evento ocorreu na Rua São Francisco, na frente da capela São Francisco, em Vicente Pires.

O processo de regularização começou no ano passado e envolveu cerca de três mil lotes. A adesão ao programa foi de 84%. Segundo Rollemberg, é um momento de ;muita alegria; para os moradores da região. ;Há muitos anos a comunidade de Vicente Pires aguardava por este momento. Eu tenho dito que a escritura representa, tranquilidade, segurança jurídica, mas também representa a valorização do patrimônio das pessoas;, disse. ;Nós estamos caminhando para uma cidade legal;, acrescentou em seu discurso.

Há mais de 20 anos morando em Vicente Pires, a dona de casa Vanessa Pessoa Borges, 47 anos, disse que o processo para conseguir a escritura foi complicado, porque demorou vários anos. ;Nós não esperávamos. Agora que nós finalmente conseguimos, espero que seja mesmo uma realidade para todos que estão interessados. Todos nós estamos aí na expectativa;, disse.

Morador comemora o recebimento da escritura: casa regularizadaCom ela, o aposentado Adilson Fonseca Borges, 62 anos, destacou que o tempo deste a inscrição no programa até a entrega da escritura não demorou. ;Tem certas pessoas ainda que não receberam, mas, no meu, eu fiz a opção, primeiramente, de um parcelamento. Depois percebi que os juros ficariam pesados para o pagamento, então fiz à vista e logo logo saiu para nós virmos buscar;, alegou. ;Agora, a satisfação é muito boa de ser um proprietário. Com a escritura na mão, a gente se sente outra pessoa. Vamos dormir mais tranquilos;, completou.

Também foi o caso do professor Lorinaldo Batista Carvalho, 52 anos, que ficou satisfeito com a celeridade do processo. ;Foram 90 dias desde a inscrição até a entrega. Fiz o cadastro e eles me prometeram o desconto de 25%;, alegou. ;A espera até hoje foi enorme, porque ninguém tinha acesso à documentação e estávamos sempre preocupados de que qualquer momento tudo seria derrubado. E hoje eu tenho o sonho de falar que é meu;, comemorou.

O presidente da Associação de Moradores de Vicente Pires, Dirsomar Chaves, destacou que é um momento para celebrar a vitória dos moradores. ;Nós sabemos a dor que passamos. Então, nada melhor que essa esperança se tornar realidade;, alegou.

Novo edital

Rollemberg ressaltou que o programa habitacional está sustentado em três pilares: a regularização fundiária, o combate rigoroso à ocupação desordenada do solo e a oferta de unidades habitacionais com infraestrutura. ;Em todo o DF, nós já entregamos mais de 57 mil escrituras. Também estamos infraestrutura onde não havia;, enalteceu o governador do DF.

Ele também anunciou o lançamento do segundo edital para a venda direta de imóveis do Trecho 3 de Vicente Pires, que vai envolver 363 lotes. ;Nós entregamos as primeiras escrituras da história de Vicente Pires. E, além disso, nós estamos avançando com as obras de infraestrutura que estão mudando a realidade de Vicente Pires;, declarou.

O governador disse que espera a ;maior adesão possível;, porque, segundo ele, os moradores estão percebendo a seriedade do processo para conseguir segurança jurídica na moradia. Para mais informações, o interessado pode entrar no site www.terracap.df.gov.br.

Aplicações

O governador Rodrigo Rollemberg participou da cerimônia de entregaRollemberg destacou que o investimento na região é o maior feito até então pelo governo. ;São R$ 476 milhões. Nós já fizemos as ligações de esgotos, que já estão indo para as elevatórias e para as estações de tratamento. Nós já avançamos bastante da drenagem pluvial e agora estamos avançando na pavimentação;, disse. ;Isso, associado às escrituras e venda direta, vai transformar Vicente Pires num dos melhores lugares para se viver em Brasília;, completou.

O governador também disse que, ao final do processo de construção, os moradores terão uma ;outra Vicente Pires;. ;Com infraestrutura adequada, com toda área drenagem urbana, acabando com aqueles problemas de enchentes, com todo o esgoto coletado e tratado e a cidade pavimentada;, destacou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação