Cidades

Corpo encontrado próximo à Colina da UnB é de aluno de filosofia

Polícia trabalha com a hipótese de que Jiwago Henrique de Jesus Miranda, 33 anos, tenha sido assassinado a pedradas

Geison Guedes - Especial para o Correio, Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 24/06/2018 11:26
Jiwago Henrique de Jesus Miranda, 33 anos, era aluno da UnB desde 2006O corpo encontrado próximo à Colina, área residencial da Universidade de Brasília (UnB), é de um aluno da instituição. Jiwago Henrique de Jesus Miranda, 33 anos, cursava filosofia e foi encontrado morto em um matagal, próximo ao Bloco J da região, no sábado (23/6). A ex-mulher da vítima, Vanice Silva Dantas, 47, compareceu ao Instituto de Medicina Legal (IML) e auxiliou os peritos na identificação. A Secretaria de Comunicação da UnB confirmou que Jiwago estava matriculado no curso.

De acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom), o corpo foi encontrado com marcas de pedradas. Os agentes da 2; Delegacia de Polícia (Asa Norte) vão investigar o crime. A suspeita é de homicídio. Até a última atualização desta reportagem, o corpo continuava no IML e o velório ainda não estava marcado.

Vanice chegou ao local do crime pouco tempo depois dos peritos, na noite sábado. Desesperada, ela pedia respostas aos agentes, que a impediram de ver o corpo. Duas horas depois, pediram para que ela reconhecesse os pertences dele e perguntaram se ele tinha alguma tatuagem. "Um colega da UnB me ligou e me disse que tinha uma má notícia. Em seguida, me contou que o Jiwago havia morrido", contou. Com o corpo, os policiais encontraram uma mochila com roupas que Vanice havia dado a ele de presente.

De acordo com ela, Jiwago era formado em antropologia e estudava filosofia na universidade. Eles estavam separados havia dois anos e meio. Ela conta que o ex-marido estava em situação de rua e tinha transtornos mentais ; esquizofrenia e bipolaridade.
Jiwago nasceu na Bahia e veio para o Distrito Federal com Vanice há 15 anos. O casal permaneceu junto por 13 anos, tm filhos gêmeos de 6 anos, que moram com os avós, na terra natal deles. Vanice afirma que não conseguia mais os remédios para o tratamento do marido, que surtou e a agrediu. "Não tinha raiva dele. Há 10 dias, ele me ligou e me pediu ajuda. Eu neguei, e agora me arrependi", disse.

Aluno da UnB desde 2006, Jiwago foi acompanhado pela assistência estudantil do Núcleo de Desenvolvimento Social da universidade praticamente durante toda a graduação. Ele era atendido pelo programa de moradia estudantil e recebia auxílio socioeconômico.
Segundo o Decanato de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília, o estudante necessitava de atenção pelo fato de ter alguns transtornos mentais. Durante o curso, chegou a ser internado para tratamento e, depois, voltou para a faculdade.

Em nota, a UnB lamentou o ocorrido e afirma aguardar esclarecimento das circustâncias da morte por parte das autoridades policiais. A instituição decretou luto oficial de três dias, a partir desta segunda-feira (25/6).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação