Cidades

Opinião: Falar e falar e falar

É fácil para o opressor trafegar na superficialidade, rotulando toda e qualquer reação. Para o oprimido, restam as profundezas.

Ana Dubeux
postado em 24/06/2018 14:40
Para jornalista, repetição é heresia. Odiamos um texto cheio de palavras, ideias, frases e estruturas repetidas. Temas que se sucedem por dias, meses, anos a fio também são sacrificantes. Ficamos, por aqui, torcendo para noticiar histórias novas. O diferente é um bálsamo, acredito que também para o leitor. Pois bem. Dito isso, é preciso encarar uma realidade: há tragédias e absurdos que se repetem todos os dias, estão nos jornais todos os dias e agridem a sociedade todos os dias. A violência contra as mulheres é um desses assuntos. Está presente, insistente que é, na nossa vida. É, portanto, necessário falar sobre isso. Sempre; sempre. Ainda que isso possa agredir ou chatear os machos, que, depois de séculos como opressores, adotam um discurso de vítimas do feminismo. Chateia também uma porção de mulheres machistas ; pior para elas.

Falo sobre a conduta dos brasileiros na Rússia e tantas outras coisas mais. Os machos ;brincalhões; que acharam divertido fazer uma mulher russa falar sobre a cor de sua genitália, entre outros abusos, sem que ela entendesse o que estava falando. ;Foi só uma brincadeira;, ;estavam bêbados;, ;não houve intenção nenhuma de ofender;. Assim justificam a atitude dos homens, que se acham vítimas de uma perseguição implacável ou de um julgamento por redes sociais. Bem-vindos ao mundo, tal como ele é. Como se diz por aí... #machistasnãopassarão.

Olha só: não cola mais esse tipo de justificativa. E, se você é uma das pessoas que conseguem justificar a atitude das mentes doentias e que acham graça nesse tipo de comportamento, seria bom refletir um pouco, quebrar a casca, imaginar ;e se fosse com minha filha ou irmã;, exercer um pouco, só para variar, a tal empatia e se informar. O machismo é tão naturalizado na sociedade que tais atitudes são, para muitos, consideradas normais. Mas não são. Por força do hábito, estão enraizadas na nossa cultura, profundamente embutidas no pensamento e nas ações, mas são erradas. E geram consequências graves.

Na última sexta-feira, assistimos aqui no Correio, a uma palestra da professora do Departamento de Psicologia Clínica da UnB Valeska Zanello, convidada a falar dentro do programa que estamos desenvolvendo internamente chamado Xô, assédio, um projeto que tem por objetivo implantar um processo de reflexão e mudança de cultura. Normalmente, temos contato com a discussão sobre gênero pelas redes sociais e nas mesas de bar. É preciso ouvir também quem estuda o tema há anos. Valeska fala com propriedade sobre como o machismo afeta, inclusive, a saúde mental. Escutá-la fez diferença em minha vida.

Não são muitas as pessoas dispostas a reconhecer que vivemos numa cultura machista arraigada ou a enxergar valor nas palavras de quem estuda gênero há longo tempo. A primeira tentativa é sempre desqualificar o discurso, enxergando exagero e ideologia em vez de realidade. É fácil para o opressor trafegar na superficialidade, rotulando toda e qualquer reação. Para o oprimido, restam as profundezas. Talvez por isso, quando conseguem emergir e reagir, passem uma impressão de radicalismo.

Pode ser que, daqui a milênio ou, sendo otimista, daqui a um século, possamos falar de machismo com leveza e humor. Quem sabe a ciência terá encontrado uma fórmula, antídoto ou vacina contra esse mal... Por enquanto, resta-nos mesmo falar, berrar, gritar e radicalizar, sim, apenas porque é preciso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação