Augusto Fernandes
postado em 25/06/2018 21:07
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) reforçou as suas ações educativas no último fim de semana, e promoveu cinco eventos de conscientização para crianças e adolescentes ao redor de Brasília entre sábado (23/6) e domingo (24/6). De acordo com o órgão, as atividades, promovidas pela Diretoria de Educação de Trânsito, atenderam a mais de 20 mil pessoas. No Plano Piloto, um dos palcos foi o Parque da Cidade, onde o público infantil teve à disposição oficinas, jogos e apresentações teatrais.
Para atrair a atenção dos presentes, alguns agentes se vestiram como faixas de pedestres e semáforos. Segundo o diretor-geral do Detran/DF, Silvain Fonseca, isso facilita a compreensão das crianças e adolescentes sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito.
"Esse pensamento deve surgir quando eles ainda são pequenos. No trânsito, todos têm direitos e responsabilidades. As crianças e adolescentes precisam compreender que o trânsito não é apenas dos motoristas, mas também dos pedestres. Assim, lá na frente, esse público saberá o que fazer para tornar o trânsito menos perigoso", garantiu.
Foram aborados durante as ações, temas como o uso do celular ao volante e o respeito à faixa de pedestres. Diretor de educação de trânsito do Detran/DF, Álvaro Ribeiro ressaltou que o público infantil é bastante importante para o processo de conscientização dos motoristas.
"As crianças e adolescentes aprendem muito rápido, e sempre cobram que os seus pais respeitem as normas. Estamos falando com um público que, no futuro, estará trafegando pelas vias de Brasília. É preciso investir agora para que daqui alguns anos tenhamos um trânsito exemplar", reforçou.
Neste fim de semana, as ações educativas do Detran/DF aconteceram no Setor Noroeste, na Praça do Relógio e na Escola Classe 8, em Taguatinga, na Granja do Torto e em Brazlândia, durante o desfile cívico de 85 anos da cidade.
Os eventos do órgão, no entanto, acontecem diariamente. Segundo Álvaro, o Detran/DF também promove blitz educativas. Além disso, por semana, entre 20 e 25 escolas públicas recebem atividades de educação no trânsito.
"Procuramos estar mais presentes em todos os níveis de educação. Desde o início do ano, 200 professores se especializaram nos temas relacionados ao trânsito, e até o fim do ano, mais 300 devem estar aptos a promover as aulas", contou.