Cidades

Campanha para vacinar cães e gatos contra a raiva começa este sábado no DF

Os postos físicos atenderão nos fins de semana em 21 de julho, e em 29 de setembro nas áreas urbanas. Em 25 de agosto, o atendimento será nas áreas rurais

postado em 26/06/2018 17:34

A expectativa é que 80% da população de cães e gatos %u2013 aproximadamente 270 mil %u2013 seja imunizada

Quem cria bichos em casa deve ficar atento. Começa, este fim de semana, a Campanha Antirrábica Animal de 2018 no Hospital Veterinário de Brasília. O Distrito Federal fará, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), a abertura da ação, que era desencadeada em três fins de semana, em postos fixos da cidade, neste ano, se estenderá até 29 de setembro.

As mudanças foram adotadas porque a quantidade de animais imunizados diminuiu nos últimos nove anos. ;Queremos ter mais acesso e dar mais oportunidades para que as pessoas vacinem seus animais;, explicou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Marcus Quito. Para facilitar, além dos postos fixos, equipes com veículos da segurança ambiental da Secretaria de Saúde vão visitar condomínios em dias úteis.

Cerca de 500 funcionários das Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e universitários de cursos de veterinária percorrerão todo o DF para vacinar os bichos. Os postos físicos atenderão nos fins de semana em 21 de julho, e em 29 de setembro nas áreas urbanas. Em 25 de agosto, o atendimento será nas áreas rurais.

A previsão é que funcionem 80 postos em cada fim de semana. Os locais serão divulgados no site da Secretaria de Saúde nos dias anteriores. A expectativa é que 80% da população de cães e gatos ; aproximadamente 270 mil ; seja imunizada. O percentual é o necessário para criar uma barreira contra a disseminação da doença entre humanos.

Casos de contaminação

Segundo nota emitida pela Secretaria de Saúde, a raiva está controlada no DF, mas a vacina é necessária por ser a única forma de prevenção. A capital registrou um caso de contaminação de raiva em um ser humano em 1978, mas houve disseminação do vírus em cães e gatos em 2000 e 2001.

O vírus da raiva é 100% letal ao ser humano e tem, como meio principal de transmissão, a mordida de animais, especialmente de cães e gatos. Em caso de suspeita de contaminação, o pet deve ser sacrificado. Entre os sintomas da doença em cães estão:

>> Agressividade, com tentativas de morder pessoas, animais e objetos
>> Tristeza, com busca de lugares escuros
>> Alteração do latido
>> Salivação excessiva, com a boca aberta constantemente
>> Recusa de alimentos e de água por ter dificuldade de engolir, com engasgos
>> Perda de coordenação motora
>> Convulsões
>> Paralisia nas patas traseiras
>> Paralisia total

Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação