[FOTO1185336]
O jogo da Seleção Brasileira pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo alterou a rotina dos brasilienses, que foram liberados mais cedo do trabalho. Quem precisou sair do Plano Piloto teve que encarar muitos acidentes nas vias que cortam Brasília e também trânsito parado nas principais saídas do Plano.
No início da tarde desta quarta-feira (27/6), horas antes do jogo, o engarrafamento do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) segue até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), próximo à principal entrada de Águas Claras. Na saída Norte, subida do Colorado, também houve relatos de trânsito intenso. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), houve uma batida entre dois veículos que travou ainda mais o fluxo de veículos, no sentido Plano Piloto. Desde o meio-dia, o órgão abriu a faixa reversa, no sentido Plano Piloto para Sobradinho e Planaltina.
Ainda na EPTG, sentido Taguatinga, o engarrafamento começava na altura do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) e alcançava o viaduto Israel Pinheiro, entrada da cidade. Já o viaduto em Vicente Pires também ficou travado. O viaduto do Jóquei dá início ao congestionamento nas marginais.
Como a Estrutural estava em sentido único, motoristas que queriam trafegar pela avenida sentido Plano Piloto ficaram presos. A EPVL estava parada, sentido Águas Claras e Park Way. A entrada do Guará 1 e o SIA seguem com trânsito intenso. Já para aqueles que querem fugir da confusão, a opção era seguir pela segunda entrada de Águas Claras, onde a via flui normalmente.
O Eixão Sul de Brasília, sentido Núcleo Bandeirante; na EPIA, sentido Saída Sul da cidade (Gama e Santa Maria); e também na pista Norte da Estrutural, sentido Ceilândia, estavam parados. A pista Sul precisou ser liberada para os carros seguirem nesse sentido.
[VIDEO1]
No Pistão Norte, em Taguatinga, por causa de uma colisão entre dois veículos o trânsito também ficou ainda mais complicado. Adriano Batista, 30 anos, vinha de Brazlândia e relatou que estava parado há cerca de meia hora na via sentido Taguatinga. "Os carros estão entrando de tudo quanto é jeito na pista. Parece que tem algum acidente no caminho, e quem vem de Taguatinga está desistindo do trajeto e tentando entrar na outra via, piorando mais ainda o trânsito", comentou.
Com tanto engarrafamento, teve gente que nem acreditava que chegaria a tempo em casa para assistir a partida, que tem início às 15h. Esse é o caso do funcionário terceirizado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Cláudio Lima, 51. ;Acho que fico ainda 40 minutos só para sair da Estrutural. Estou até torcendo contra o Brasil, só para não ter que passar por isso novamente;, comenta o
motorista.
Já o servidor público Elmo Nascimento, 46, levou mais de 1h30 para chegar em casa. Ele saiu do Setor de Autarquias Sul, onde trabalha, para tentar chegar a Águas Claras, onde mora. O problema foi que ele enfrentou um engarramento intenso também no Jóquei. ;Ainda tenho esperança de chegar antes do jogo. Apesar de todo esse tempo gasto no trajeto, ainda estou com pique para torcer pela nossa seleção;. Ele tem um palpite otimista, acha que o Brasil ganha de 2 x 0.
Acidentes
Na Avenida Castanheiras, em Águas Claras, em frente ao Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), houve uma colisão seguida de capotagem. O acidente ocorreu por volta das 11h, e envolveu um Nissan Tida, que capotou, e um Hyundai IX35. O condutor do primeiro veículo, Marcos Antônio de Lucas, 48 anos, foi atendido e transportado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Anchieta com corte na cabeça, orientado e estável. A outra motorista não sofreu ferimentos e não precisou ser atendida. O local ficou aos cudiados do Departamento de Trânsito do DF (Detran).
Na via S3, próximo ao Hospital de Base, um veículo atroplelou um ciclista por volta das 13h40 desta tarde. A motorista do veículo Raquel Brandão Coelho, 55, não sofreu ferimentos. O ciclista José Carlos do Campo da Silva, 51, foi atentido e transportado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. Ele estava com escoriações, porém consiente e estável.
Para fugir do trânsito
O Detran orientou a evitar pegar trânsito nos momentos que antecediam o jogo, se possível. ;Com o jogo, o fluxo está igual ao dos horários de pico, de fim de expediente. O ideal realmente é ter cautela e aumentar o cuidado para evitar acidentes que causem mais problemas;, disse o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca.
O comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Coronel Souza Oliveira, explicou que foi feita a inversão da Estrutural para o sentido Taguatinga das 12h às 14h. O órgão esperava que o fluxo fosse reduzido a partir das 14h. ;Infelizmente, não foi o que ocorreu. As pessoas deixaram para sair a partir das 13h.; Por isso, ele garante que, caso ocorram outros jogos à tarde, a inversão será estendida.
No momento, a recomendação do comandante é que a população tenha calma e cuidado para evitar acidentes e complicações. ;A capacidade das vias está esgotada, não há o que fazer agora a não ser esperar.;
* Estagiárias sob supervisão de Mariana Niederauer