Jornal Correio Braziliense

Cidades

Motociclistas estão envolvidos em 35% dos acidentes fatais no DF

O levantamento não diz se os motociclistas foram responsáveis pelos acidentes fatais. Mas 13% dos que morreram não possuíam habilitação para conduzir motos

Um motociclista ficou ferido ao bater na traseira de uma Doblô, no inícío da tarde desta quinta-feira (28/6). Ele ficou caído, com a metade do corpo em cima da calçada a as pernas no asfalto, perto da moto. O Corpo de Bombeiros colocou um colar cervical no homem, identificado apenas como Givaldo, e o levou para o Hospital de Base. Ele reclamava de dores na perna e no braço esquerdos. Estava orientado e consciente.

A motorista da Doblô, a dona de casa Mirian Rocha, 45 anos, contou ao Correio que parou no semáforo e foi surpreendida pelo impacto. "Só ouvimos a pancada. Foi um susto grande. Liguei para os Bombeiros", relatou. Ela e as duas ocupantes do carro não se feriram. As circunstâncias do acidente e a responsabilidade pela colisão serão apuradas pela Polícia Civil, após a perícia do local.

O mais recente levantamento do Departamento de Trânsito (Detran) revela que, em 2017, 35% dos acidentes fatais ocorridos no DF tinham motociclistas envolvidos. Dos 244 registros, 86 foram com motocicletas. Isso não quer dizer que eles sejam os responsáveis pela colisão. A análise das vítimas mortas revela que 26,8% pilotavam as motos e, pelo menos, 13% deles não tinham habilitação.

Dirigir sem carteira não é a única infração apurada. Segundo o Detran, levantamento feito com base nos dados do Instituto de Medicina Legal (IML), em 2017, 113 vítimas mortas em acidentes de trânsito apresentaram resultado positivo para o uso de álcool ou outas drogas. Os dados indicam que 15 motociclistas mortos haviam consumido drogas e 14, ingerido bebida alcoólica.

Fiscalização

Diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca informou que tem intensificado a fiscalização para coibir infrações de trânsito cometidas por motociclistas, como pilotar sem habilitação, sem o capacete ou após ingerir bebida alcóolica.

De janeiro a maio deste ano, foram registradas 291 multas por falta do uso de capacete, 60 por trafegar fazendo malabarismos e 384 devido à descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso.
Na quarta-feira (27/6), o Detran-DF e a Polícia Militar realizaram Operação Hércules, em Águas Claras. Em duas horas de fiscalização, foram abordados 79 motociclistas. Desses, 19 foram multados por alguma irregularidade. Entre eles, quatro eram inabilitados.