Cidades

Motociclistas estão envolvidos em 35% dos acidentes fatais no DF

O levantamento não diz se os motociclistas foram responsáveis pelos acidentes fatais. Mas 13% dos que morreram não possuíam habilitação para conduzir motos

Adriana Bernardes
postado em 28/06/2018 18:19
Motociclista é socorrido por homens do Corpo de Bombeiros
Um motociclista ficou ferido ao bater na traseira de uma Doblô, no inícío da tarde desta quinta-feira (28/6). Ele ficou caído, com a metade do corpo em cima da calçada a as pernas no asfalto, perto da moto. O Corpo de Bombeiros colocou um colar cervical no homem, identificado apenas como Givaldo, e o levou para o Hospital de Base. Ele reclamava de dores na perna e no braço esquerdos. Estava orientado e consciente.

A motorista da Doblô, a dona de casa Mirian Rocha, 45 anos, contou ao Correio que parou no semáforo e foi surpreendida pelo impacto. "Só ouvimos a pancada. Foi um susto grande. Liguei para os Bombeiros", relatou. Ela e as duas ocupantes do carro não se feriram. As circunstâncias do acidente e a responsabilidade pela colisão serão apuradas pela Polícia Civil, após a perícia do local.

O mais recente levantamento do Departamento de Trânsito (Detran) revela que, em 2017, 35% dos acidentes fatais ocorridos no DF tinham motociclistas envolvidos. Dos 244 registros, 86 foram com motocicletas. Isso não quer dizer que eles sejam os responsáveis pela colisão. A análise das vítimas mortas revela que 26,8% pilotavam as motos e, pelo menos, 13% deles não tinham habilitação.

Dirigir sem carteira não é a única infração apurada. Segundo o Detran, levantamento feito com base nos dados do Instituto de Medicina Legal (IML), em 2017, 113 vítimas mortas em acidentes de trânsito apresentaram resultado positivo para o uso de álcool ou outas drogas. Os dados indicam que 15 motociclistas mortos haviam consumido drogas e 14, ingerido bebida alcoólica.

Fiscalização

Diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca informou que tem intensificado a fiscalização para coibir infrações de trânsito cometidas por motociclistas, como pilotar sem habilitação, sem o capacete ou após ingerir bebida alcóolica.

De janeiro a maio deste ano, foram registradas 291 multas por falta do uso de capacete, 60 por trafegar fazendo malabarismos e 384 devido à descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso.
Na quarta-feira (27/6), o Detran-DF e a Polícia Militar realizaram Operação Hércules, em Águas Claras. Em duas horas de fiscalização, foram abordados 79 motociclistas. Desses, 19 foram multados por alguma irregularidade. Entre eles, quatro eram inabilitados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação