Cidades

Brasília ganha 216 postos de atendimento para pacientes de saúde mental

Antes, a rede pública contava com três postos de atendimento para esses casos

Renata Rios
postado em 30/06/2018 10:08
Antes, a rede pública contava com três postos de atendimento para esses casos
A rede de atendimento para pessoas com transtornos mentais ganhou um reforço de peso: de três foram para 219 postos de atendimento para pessoas com transtornos mentais. A mudança, que consta da Portaria n; 536, publicada no Diário Oficial do DF, também reorganizou o fluxo assistencial que deve ser seguido pelos profissionais ; incluindo urgências, emergências e prontos-atendimentos em saúde mental da capital.

Antes da publicação da portaria, em 19 de junho, o atendimento desse grupo de pacientes era feito apenas no Hospital São Vicente de Paulo, na unidade de psiquiatria do Instituto Hospital de Base e no Hospital de Apoio de Brasília.

Segundo a Giselle de Fátima, diretora de Saúde Mental da secretaria, dados nacionais e internacionais apontam o crescimento de transtornos mentais, depressão, ansiedade, comportamento suicida e abuso de substâncias psicoativas. Para ela, a nova portaria da Secretaria de Saúde, que revoga a anterior, é mais robusta, pois conta com 59 artigos, contra 17 da anterior.

O DF passa ainda a disponibilizar para a população o Núcleo de Saúde Mental do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esse serviço vai poder intervir in loco. Entre a situação que o novo serviço vai atender estão pacientes com sofrimento e transtornos mentais agudos, graves e persistentes, em crise psicótica, com necessidade de contenção química in loco e vítimas de violência (física e sexual).

Confira os novos pontos de acesso:
Todos os hospitais regionais
Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB)
Hospital da Criança de Brasília
17 centros de atenção psicossocial (CAPS)
19 unidades da rede de serviços de Atenção Integral a Pessoas em Situação de Violência (PAV)
166 unidades básicas de saúde (UBS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação