Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 01/07/2018 14:28
Ocorre na tarde deste domingo (1/7) a 21; Edição da Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, que neste ano tem como tema #LGBTePoliticaSim, na busca pela inserção de políticos LGBT%2b nas Eleições deste ano. Devido a manifestação, que no último ano reuniu 60 mil pessoas, o trânsito na Esplanada dos Ministérios terá alterações.
A concentração será em frente ao Congresso Nacional, e percorrerá a via N1 até o Palácio do Buriti, e depois a via S1 até a Torre de TV. A Polícia Militar é responsável por organizar o trânsito. A expectativa inicial é que duas das três faixas sejam ocupadas pelos manifestantes, mas a depender do público, mais faixas podem ser fechadas ou abertas. 1; Batalhão de Transito da PM irá fechar o balão do Presidente, entre o Edifício do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Planalto Central, e na via S1 o trânsito será desviado para o Setor de Indústrias Gráficas no retorno anterior à Câmara Legislativa. O trânsito será totalmente liberado quando o evento chegar na Torre de TV, o que deve ocorrer por volta das 21h.
O principal ato LGBT da região Centro Oeste será conduzido por cinco trios elétricos e um ônibus. A cantora e drag queen Aretuza Lovi, dona dos hits Joga Bunda e Catuaba, será a responsável pela abertura do evento. 50 mil pessoas devem participar do evento, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do DF.
A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, por Orientação Sexual, Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) estará presente no evento. Os agentes irão distribuir material com orientações sobre a atuação da delegacia e da rede de atendimento ao público LGBTI. O ônibus da Delegacia Móvel também estará no local para registro de ocorrências de crimes de discriminação voltados para a orientação sexual e identidade de gênero.%u200B