Cidades

Virada em cima do Japão anima os torcedores da Bélgica em Brasília

A arrancada de dois gols do time japonês não foi suficiente para desmotivar os torcedores belgas na capital. O próximo desafio é a Seleção Brasileira

Murilo Fagundes*
postado em 02/07/2018 19:45
Torcedores da Seleção Belga ficaram apreensivos com a arrancada japonesa no início do segundo tempo
Eleita favorita por muitos, a seleção belga entrou em campo nesta segunda-feira (2/7) focada em vencer a esperta equipe japonesa e enfrentar o Brasil na próxima fase. Enfeitado de bandeirolas tricolores e com uma cartela cheia de cervejas especiais ; amadas pelos belgas ;, um bar da Asa Sul recebeu dezenas de torcedores do país europeu, que começaram a assistir ao jogo confiantes.

Mas a situação ficou complicada para os belgas. No intervalo do jogo, enquanto a partida marcava 0 x0, o cônsul da Bélgica em Brasília e anfitrião do encontro, Jean-Ludovic de Lhoneux, já adiantava: ;Temos uma equipe muito madura, com espírito de time. Se não for agora, nunca vai ser;.

O início do segundo tempo não apontava que seria a vez da Bélgica. Aos dois minutos do segundo tempo, de forma surpreendente, o jogador japonês Haraguchi marcou o primeiro gol. A confiança e a alegria dos belgas trocaram de lugar com gritos desesperados, frustração e seriedade no bar, que acabou se tornando um pedacinho do país europeu na capital.

E o time japonês não parou por aí. Inui, quatro minutos depois, marcou de novo para a seleção oriental. Alguns torcedores da seleção favorita diziam: ;Esta copa só dá zebra;, em referência aos outros times cotados já eliminados, como Alemanha, Portugal e Espanha.

O peso da camisa

O funcionário aposentado da Embaixada da Bélgica Hugo Pierrard, 68 anos, que está em Brasília há 18, continuava esperançoso: ;Eu vejo futebol desde pequeno. E, neste ano, a Bélgica será campeã;. Ele disse ter escutado de um vidente que o país iria à final contra a Inglaterra e levaria o título.
Hugo se irrita quando os brasileiros dizem que a seleção belga não tem uma camisa de peso. ;Quase todas as seleções consideradas grandes foram eliminadas. Com a camisa sem peso, corremos mais rápido;, brinca.
O belga Hugo Pierrard aposta na Bélgica como campeã da Copa

E a confiança do aposentado deu certo. O jogo mudou rapidamente de direção, e os belgas confirmaram o favoritismo. Desta vez, a zebra não entrou em campo, e o que era previsível ocorreu: a Bélgica começou a reagir.
Em cinco minutos, dois gols saíram, empatando a partida. Vertonghen marcou o primeiro, e Fellaini o segundo. Nos acréscimos, foi a vez de a Bélgica arrematar a partida e fechar o placar: 3 x 2. Agora, resta à Seleção Brasileira encarar o time que tem atraído os olhares de muitos admiradores do futebol.

E será difícil para o diplomata Jean-Ludovic assistir ao jogo e escolher para quem torcer. ;Brasil ainda é o superfavorito. Para nós, belgas que moramos no Brasil, vai ser bem complicado. O coração vai ficar totalmente quebrado no fim do jogo, em todos os sentidos;, afirma.
* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação