Cidades

Morre, aos 56 anos, o jornalista André Duda, ex-secretário do GDF

Ele atuou como secretário de Comunicação do Distrito Federal nos governos de Arruda e de Agnelo, foi repórter da Rede Globo e atualmente trabalhava no gabinete do deputado distrital Rodrigo Delmasso (PR)

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 03/07/2018 14:55

Jornalista André Duda sorri

O jornalista Carlos André Duda, 56 anos, morreu após sofrer um infarto no começo da tarde desta terça-feira (3/7). Ele atuou como secretário de Comunicação do Distrito Federal nos governos de Arruda e de Agnelo, foi repórter da Rede Globo e atualmente trabalhava no gabinete do deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB). Durante a passagem pela televisão, na década de 1990, apresentou diversos telejornais locais e nacionais.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Duda chegou ao 6; Grupamento de Bombeiro Militar, no Núcleo Bandeirante, no começo da tarde, queixando-se de dores no peito. Ele estava sozinho e dirigia o próprio carro. Os militares o transportariam para o Hospital de Base, mas o jornalista teve uma parada cardiorrespiratória assim que entrou no veículo. Militares realizaram reanimação cardiorrespiratória por 50 minutos, mas Duda não respondeu aos estímulos. Nascido em Passo Fundo (RS), o jornalista era casado e deixa dois filhos. O corpo será velado na quarta-feira (4/7), às 12h, na Capela 9 do Cemitério e Crematório Jardim Metropolitano, em Valparaiso (GO). Haverá uma celebração às 13h e, em seguida, às 14h, ocorrerá a cremação.

Duda é lembrado por amigos como uma pessoa alegre, companheira, profissional e solidária. Desde o fim de 2015, ele trabalhava no gabinete do distrital Rodrigo Delmasso (PRB). Ao Correio, o parlamentar afirmou que ;perdeu um parceiro na política e amigo pessoal;. ;Era um excelente profissional, um paizão. Puxava nossa orelha quando necessário, nos apoiava nos momentos de dificuldades e, acima de tudo, nunca deixou de acreditar;, disse.

O jornalista Wellington Moraes, atual coordenador de pré-campanha de Jofran Frejat (PR), era amigo pessoal de Duda há mais de 30 anos. ;Ele ainda era repórter da Globo e, eu, secretário de Comunicação do Roriz, então começamos com uma relação profissional, que se tornou amizade. No segundo governo Roriz, eu o levei para ser meu secretário adjunto e, de lá para cá, sempre mantivemos uma relação próxima de amigos e companheiros de trabalho. Duda sempre foi muito leal, só tenho boas recordações;, relembrou.

O chefe de Redação da Rede Globo, Iain Semple, lembra do jornalista como uma pessoa dinâmica, que conseguiu se reinventar o tempo todo. ;Uma hora ele estava no meio do governo, depois nas mídias, estava sempre mudando. Era sempre uma surpresa saber onde ele estava. Duda gostava muito de política e sabia muito sobre isso, pois acompanhou quase todas as campanhas do DF, desde a época da primeira Câmara Legislativa;, conta. Na rotina de trabalho no Jornal Nacional, Iain descreve Duda como uma pessoa divertida. ;Ele estava sempre brincando com os outros, era alguém muito alegre e bom de estar próximo;, observou.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, emitiu nota de pesar sobre a morte de Duda. ;O jornalismo brasiliense perdeu, nesta terça-feira, um dos seus grandes representantes. Foi com pesar que recebi a notícia da morte do ex-secretário de Comunicação André Duda, que dedicou boa parte de sua vida profissional ao governo. À família, somo-me neste momento de dor para desejar conforto e paz.;

Também se manifestou, em nota, sobre a morte de Duda o deputado federal Rogério Rosso (PSD/DF). ;André sempre se mostrava com um sorriso no rosto, com muita disposição e competência no trabalho. Sem dúvida, perdemos um amigo e o DF um grande profissional de comunicação, apaixonado pela capital federal. Nossos profundos sentimentos a todos familiares;, relatou.

[FOTO1188274]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação