Cidades

Conheça a história do belga que demarcou o território do Distrito Federal

Em dia de um decisivo Brasil x Bélgica pela Copa do Mundo, conheça a história do astrônomo nascido no país europeu que comandou a primeira expedição científica no Centro-Oeste brasileiro e morreu há 110 anos

Renato Alves
postado em 06/07/2018 06:00
Integrantes da Missão Cruls posam no quintal de um casarão em Pirenópolis: grupo provou que o Pico dos Pireneus era bem menor do que o propagado por goianos

Brasília entrou para o mapa graças a um belga. Coube ao astrônomo Louis Ferdinand Cruls desbravar o sertão de Goiás e demarcar o quadrilátero onde seria instalada a nova capital do Brasil. Ele comandou um grupo de especialistas que fez estudos científicos pioneiros na região Centro-Oeste, mapeando aspectos climáticos e topográficos, além de estudar a fauna, a flora, os cursos de rios e o modo de vida dos habitantes. Isso há mais de 125 anos.

A mudança da capital do litoral para o interior do país era prevista no artigo terceiro da Constituição de 1891, da primeira República. ;Fica pertencente à União, no planalto central da República, uma zona de 14.400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada para nela estabelecer-se a futura Capital Federal;, dizia a Carta Magna.

O governo queria ocupar o vasto e desabitado sertão. No fim do século 19, o Brasil tinha pouco mais de 14,3 milhões de habitantes ; sete em cada 10 brasileiros moravam no litoral, e o índice de ocupação no Centro-Oeste era de 0,2 habitante por quilômetro quadrado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Então presidente da República, o marechal Floriano Peixoto citou o artigo terceiro em 12 de maio de 1892, na abertura da segunda sessão ordinária da primeira legislatura. Ele cobrou dos parlamentares o cumprimento da lei. O Congresso Nacional destinou os recursos necessários à exploração da região da nova capital. Por meio da Portaria 114-A, Floriano Peixoto criou a Comissão Exploradora do Planalto Central.

Dom Pedro II

Nascido em Diest, em 1848, Cruls morreu em Paris, em 21 de junho de 1908Escolheram como chefe da comissão Louis Cruls, professor da Escola Superior Militar e diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro, atual Observatório Nacional. Mais conhecido pelo nome aportuguesado, Luiz Cruls havia se tornado amigo do diplomata Joaquim Nabuco e dado aulas de astronomia ao imperador Dom Pedro II. Para compor a Comissão Exploradora, Cruls escolheu servidores do Observatório e engenheiros militares.

Na manhã de 9 de junho de 1892, 22 homens partiram do Rio de Janeiro rumo a Goiás. Eles levavam 206 caixotes e fardos (cerca de 10 toneladas), com barracas, armas, mantimentos e uma grande quantidade de instrumentos científicos. Fizeram de trem a primeira parte da viagem, entre o Rio e Uberaba. A estrada de ferro da Companhia Mogiana terminava na cidade do Triângulo Mineiro. A partir dali, os integrantes da Comissão seguiram em lombo de burro.

Em burros, eles cruzaram o Planalto Central de 1892 a 1894 para estudar a região e definir a área onde seria construída a futura capital. Registraram tudo o que havia nessas terras. Os aventureiros deixaram como herança mapas, relatórios e fotografias. Também fizeram estudos que iam além da obrigação.

Cadernetas de anotações dos cientistas da Missão Cruls são conservadas pelo Arquivo Público do DF

Acerto histórico

Cruls aproveitou a estada em Pirenópolis (GO) para acabar com um dilema. Goianos juravam ser o Pico dos Pireneus como o ponto mais alto do Brasil. Falavam em cerca de 3 mil metros de altitude. Referência publicada pelo padre H. R. Des Genettes, erudito e morador de Pirenópolis que, em 1873, descreveu o monte a 2.932m do nível do mar, desbancando os picos do Itacolomi, Itambé e o Itatiaia.

Cruls enviou uma equipe de especialistas ao Pireneus para fazer uma medição precisa, com equipamentos adequados. Os pesquisadores iniciaram a subida da serra em 7 de agosto de 1892. No relatório final da missão, Cruls destacaria as Minas do Abade, já em ruínas. No dia seguinte, terminaram a subida do pico e aferiram a altitude: 1.385m. O pico não era o mais alto do país, nem sequer estava próximo disso.

Impacto ambiental

O sucesso da Missão Cruls motivou uma segunda Comissão do Estudo da Nova Capital, em 1894, pouco conhecida apesar de os lagos de Brasília terem sido preconizados pelo botânico e paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, que participou desta segunda expedição, interrompida por falta de verba.

Nas duas missões, os astrônomos, geógrafos e naturalistas que as compunham descobriram acidentes geográficos da maior importância ambiental, como as águas quentes de Caldas Novas, o Salto de Itiquira ; uma das mais altas cachoeiras do país ; e as nascentes de Águas Emendadas, berço de três das maiores bacias brasileiras: Amazônica, Platina e São Francisco.

Ao medirem a altitude, o fluxo dos rios, a umidade do ar e a intensidade das chuvas, os cientistas elaboraram, um século antes, o procedimento que a Constituição brasileira de 1988 tornou obrigatório: a realização de estudos de impacto ambiental antes de qualquer construção importante. Os relatórios das duas expedições, publicados em 1893 e 1896, respectivamente, são os dois primeiros Relatórios de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) feitos no Brasil.

Luiz Cruls liderou outras expedições científicas importantes dos séculos 19 e 20, como a observação da passagem de Vênus pelo disco solar em 1882 e a conferência internacional que definiu o meridiano de Greenwich como referência para todas as nações. Nascido em Diest, em 1848, Cruls morreu em Paris, em 21 de junho de 1908, há 110 anos.

Laboratório e oficina

Os caixotes continham dois círculos meridianos, teodolitos, sextantes, micrômetro de Lugeol, luneta astronômica, heliotrópios, cronômetros e relógios, seis barômetros de mercúrio sistema Fortin e 11 aneróides, bússolas, podômetros, diversos instrumentos meteorológicos, câmaras fotográficas com o material de revelação e uma pequena oficina de aparelhos mecânicos destinados ao conserto dos instrumentos que viessem a sofrer algum acidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação