Cidades

Seca: especialistas alertam sobre cuidados com a saúde e o meio ambiente

Com a chegada do inverno e da estiagem, brasiliense deve ficar atento à hidratação e tomar cuidados para não provocar queimadas

postado em 09/07/2018 06:00
A quantidade de queimadas nesta época do ano tende a chegar a até 50 por dia

Com a chegada do inverno, em 21 de junho, o Distrito Federal começa a se preparar para a temporada de seca. Fora os cuidados com a saúde, a baixa umidade e a escassez de chuvas exigem atenção para o aumento dos casos de incêndios florestais. De maio, considerado o mês de início do período de estiagem, até sábado, o Corpo de Bombeiros registrou 847 ocorrências desse tipo. De acordo com informações da corporação, a quantidade de queimadas nesta época do ano tende a chegar a até 50 por dia. No ano passado, entre os meses de maio e julho, os militares atenderam 2.219 casos de fogo em florestas. A quantidade de vegetação devastada correspondeu a uma área de 2,2 mil hectares, o equivalente a mais de 3 mil campos de futebol.

Comandante do Grupamento de Proteção Ambiental (GPram) do CBMDF, o tenente-coronel Ricardo Vianna destacou que 90% dos incêndios florestais são causados por pessoas, intencionalmente ou não. ;Estamos com 200 militares prontos para atuar nesses casos em áreas afastadas das cidades. Na parte urbana, contamos com 400 bombeiros atendendo as solicitações;, detalhou. Além do aumento do efetivo, Vianna informou que órgãos federais e distritais têm trabalhado em conjunto, promovendo ações educativas nas proximidades de parques e unidades de conservação do DF e Entorno.

Estado de atenção

Na sexta-feira, após cinco dias de umidade do ar abaixo dos 30%, a Defesa Civil emitiu alerta de estado de atenção. Apesar de os índices estarem em torno de 40% na parte da manhã, o período entre as 14h e as 17h tem sido mais crítico. ;Quem mora em Brasília está acostumado, mas é importante tomar muito cuidado com a hidratação;, ressaltou o coordenador de operações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes.

Ele também frisou a importância da adoção de cuidados especiais com a população infantil e idosa. ;O período de seca é quando há mais ocorrências envolvendo doenças do aparelho respiratório;, lembrou. A previsão é de que a situação normalize entre os meses de setembro e outubro, com o início do período de chuvas.

No sábado, diante da queda na umidade relativa do ar mínima, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta amarelo para a região, que significa situação meteorológica potencialmente perigosa. Isso porque a umidade relativa do ar estava abaixo de 30%. Meteorologista do instituto Manoel Rangel destaca que, neste período do ano, uma massa de ar seco costuma atuar em cerca de 80% do país. Ela é responsável por inibir a formação de nuvens de chuva e resulta na queda dos índices de umidade da atmosfera. ;A umidade costuma cair no inverno e o mês de junho tende a ser mais seco. No caso de Brasília, que está a 1,2 mil m acima do nível do mar, isso não se trata de algo incomum e é bastante compreensível do ponto de vista climatológico;, explicou.

; Para saber mais

Alertas da Defesa Civil
; Estado de atenção: umidade relativa do ar mínima entre 30% e 21%
; Estado de alerta: umidade relativa do ar mínima entre 20% e 12%
; Estado de emergência: umidade relativa do ar mínima abaixo de 12%

Inverno
O que esperar para os próximos dias
; Céu com poucas nuvens
; Temperatura relativamente elevada durante o dia (26;C a 29;C)
; Temperaturas amenas durante a madrugada (10;C a 12;C)
; Umidade relativa do ar variando entre 80% e 20%.

Fique atento
; Ao fazer fogueiras, limpe a área em um raio de, no mínimo, 2m
; Faça a fogueira dentro de um buraco para evitar que a brasa se espalhe
; Apague a fogueira com água e enterre as cinzas
; Não queime lixo. Faça o descarte correto
; Não jogue bituca de cigarro próximo a locais com vegetação
; Ao avistar queimadas , iligue para os bombeiros, 193, o Ibram, 162, ou a Polícia Militar Ambiental, pelo WhatsApp 99351-5736

Cuide-se
; Evite a prática de exercícios ao ar livre entre 10h e 16h
; Mantenha-se hidratado
; Use roupas leves
; Use protetor solar
; Dê preferência a alimentos mais leves
; Mantenha os ambientes umidificados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação