Jornal Correio Braziliense

Cidades

Vídeo: dupla de supostos policiais civis aterroriza passageiros em ônibus

Dois homens fecharam o coletivo no Pistão Sul e entraram no veículo com armas em mãos. Depois de gritarem com os passageiros, eles seguem em disparada, de carro, pela via

Dois vídeos gravados por um passageiro da linha 038.1 (Riacho Fundo 1 ; Taguatinga) mostram o instante em que uma dupla de supostos policiais interceptam um ônibus e entram no veículo com armas em mãos. Os passageiros ficam desesperados com a abordagem e pedem para que o motorista abra a porta traseira para que eles possam ir embora. Depois de gritarem com os presentes, os dois homens deixam o veículo e saem em disparada pelo Pistão Sul.

[VIDEO1]

O motorista Paulo Rezende explica que dirigia pela via na sexta-feira (6/7) quando notou que um Renault Sandero cinza trafegava lentamente na faixa da esquerda. Ao tentar fazer um alerta, o condutor do automóvel teria se irritado. ;O veículo emparelhou com o ônibus e um dos homens apontou uma arma. Ele me mandou encostar, mas, como não havia nada que os identificasse como policiais, não obedeci e segui caminho;, relata.

;Eles até me fecharam uma vez, mas consegui sair pela faixa da direita. Eles colocaram um giroflex (sirene) em cima do carro e jogaram o veículo na frente do coletivo. Tive de parar. Foi quando as filmagens começaram;, complementa Paulo.

Um dos vídeos mostra um homem careca entrando no ônibus. Os passageiros se apavoram com a situação e pedem para que Paulo abra a porta traseira. ;Pelo amor de Deus, abre a porta;, grita uma pessoa.

A discussão começa e o motorista, sem entender o que ocorre, começa a questionar a atitude do policial. ;Eles falaram ;Você só para se tiver um giroflex, é isso?;, e eu dizia que não, mas que não sabia o que estava acontecendo;, conta Paulo.

No segundo vídeo, o mesmo homem aborda um dos presentes: ;Você não está ligando para a polícia? Nós somos a polícia. Agora, vamos para a P21 (em referência à 21; Delegacia de Polícia, em Taguatinga Sul)."

[VIDEO2]

O colega do primeiro homem entra no ônibus e também grita com as pessoas. Após intimidarem os viajantes, os dois saem do coletivo, entram no Sandero e falam para o motorista segui-los até a delegacia. Paulo se nega e a dupla arranca com o carro, ultrapassando um sinal vermelho.

Paulo relata que deixou os passageiros no Pistão Sul e foi até a Corregedoria da Polícia Civil. Como era dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, o motorista encontrou o local fechado. Depois, dirigiu-se à 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul), mas os agentes teriam se negado a registrar a ocorrência.

Acompanhamento do caso


Em nota, a Urbi Mobilidade Urbana informou que está acompanhando o caso e dando assistência médica ao motorista e cobrador, liberados desde segunda-feira (9/7). A empresa afirmou que está ;levantando as imagens internas do ônibus a fim de encaminhá-las para os órgãos responsáveis;.

A Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom) esclareceu que as informações e vídeos serão enviados à corregedoria para "rigorosa apuração e (para) determinar se realmente os homens das filmagens são policiais civis".

Também em contato com a reportagem, a Polícia Militar afirmou que o veículo não pertence à corporação. "Em situações como essa, é importante apurar a situação, pois qualquer pessoa pode adquirir um giroflex pelo mercado ilegal;, comunicou, por meio de nota.