Publicidade

Correio Braziliense

Belgas e franceses assistem à semifinal da Copa do Mundo juntos no DF

Torcedores das duas seleções acompanham a partida na Aliança Francesa, na Asa Sul


postado em 10/07/2018 16:30 / atualizado em 11/07/2018 07:31

Vuvuzelas, pintura das bandeiras no rosto e camisetas dos respectivos times marcam o cenário do lugar(foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)
Vuvuzelas, pintura das bandeiras no rosto e camisetas dos respectivos times marcam o cenário do lugar (foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)
 

De um lado, França; do outro, Bélgica. Torcedores de azul e vermelho se reúnem na Aliança Francesa, localizada na Asa Sul, para ver ambas as seleções jogarem. É a disputa pela semifinal da Copa do Mundo, que ocorre nesta terça-feira (10/7). 

 

No início da partida, torcedores franceses e belgas se levantaram para cantar o hino do país junto com os jogadores. Bateram palmas no fim. Vuvuzelas, pintura das bandeiras no rosto e camisetas dos respectivos times marcaram o cenário do lugar. 

 

O clima é de apreensão. A cada passe, o som das palmas invade o auditório. “Giroud!” grita um torcedor, em apoio ao jogador da seleção francesa. Eles também cantam "Allez le bleu" em coro, que significa "vai, azul", em referência à cor do time. 

 

Cherine Touma, Embaixatriz da Bélgica, aposta que o resultado do placar terminará em 1 x 0 para a seleção belga. A filha dela, Caline Joumaa, acredita no 3 x 1(foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)
Cherine Touma, Embaixatriz da Bélgica, aposta que o resultado do placar terminará em 1 x 0 para a seleção belga. A filha dela, Caline Joumaa, acredita no 3 x 1 (foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)
 

 

Para Cherine Touma, embaixatriz da Bélgica, a vitória já está garantida. “Bélgica vai ganhar!”. Ela aposta no resultado de 1 x 0. Já a filha, Caline Joumaa, aposta no 3 x 1. “A Bélgica está jogando melhor que a França e eu acho que vai ser 3 x 1 pra Bélgica.”

 

O francês Guillaume Petitga afirma que apesar da bélgica ter um time sólido, a vitoria será francesa(foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)
O francês Guillaume Petitga afirma que apesar da bélgica ter um time sólido, a vitoria será francesa (foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)
 

 

Para o francês Guillaume Petitgas, o cenário é de incertezas, mas aposta no 2 x 1 para a França. “A Bélgica está com o time bem sólido, mas tomara que a França ganhe.” O padeiro comenta o comportamento das torcidas, tanto Bélgica quanto França acertam um passe, ambas as torcidas se empolgam, vibram e batem palmas. 

 

Nos minutos finais, a torcida francesa fica cada vez mais vibrante. Levanta das cadeiras e cantam o hino empolgados. Ao final da partida comemoram a vitória da França com abraços, gritos e selfies. 

Copa no Plenário 

Deputados assistem semifinal da Copa do Mundo(foto: Bernardo Bittar/CB/D.A Press)
Deputados assistem semifinal da Copa do Mundo (foto: Bernardo Bittar/CB/D.A Press)

 

Enquanto o plenário da Câmara sequer tem Ordem do Dia, o movimento no cafezinho do parlamento é enorme. Mesmo com o Brasil fora da Copa, deputados assistem ao jogo entre França e Bélgica. O gasto para manter a estrutura do Congresso gira em torno de R$ 1 milhão por hora, segundo cálculos da ONG Contas Abertas. 

 

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade