Cidades

Belgas e franceses assistem à semifinal da Copa do Mundo juntos no DF

Torcedores das duas seleções acompanham a partida na Aliança Francesa, na Asa Sul

Ester Cezar* , Bernardo Bittar
postado em 10/07/2018 16:30

Vuvuzelas, pintura das bandeiras no rosto e camisetas dos respectivos times marcam o cenário do lugar

De um lado, França; do outro, Bélgica. Torcedores de azul e vermelho se reúnem na Aliança Francesa, localizada na Asa Sul, para ver ambas as seleções jogarem. É a disputa pela semifinal da Copa do Mundo, que ocorre nesta terça-feira (10/7).

No início da partida, torcedores franceses e belgas se levantaram para cantar o hino do país junto com os jogadores. Bateram palmas no fim. Vuvuzelas, pintura das bandeiras no rosto e camisetas dos respectivos times marcaram o cenário do lugar.

O clima é de apreensão. A cada passe, o som das palmas invade o auditório. ;Giroud!” grita um torcedor, em apoio ao jogador da seleção francesa. Eles também cantam "Allez le bleu" em coro, que significa "vai, azul", em referência à cor do time.

Cherine Touma, Embaixatriz da Bélgica, aposta que o resultado do placar terminará em 1 x 0 para a seleção belga. A filha dela, Caline Joumaa, acredita no 3 x 1

Para Cherine Touma, embaixatriz da Bélgica, a vitória já está garantida. ;Bélgica vai ganhar!”. Ela aposta no resultado de 1 x 0. Já a filha, Caline Joumaa, aposta no 3 x 1. ;A Bélgica está jogando melhor que a França e eu acho que vai ser 3 x 1 pra Bélgica.;

O francês Guillaume Petitga afirma que apesar da bélgica ter um time sólido, a vitoria será francesa

Para o francês Guillaume Petitgas, o cenário é de incertezas, mas aposta no 2 x 1 para a França. ;A Bélgica está com o time bem sólido, mas tomara que a França ganhe.; O padeiro comenta o comportamento das torcidas, tanto Bélgica quanto França acertam um passe, ambas as torcidas se empolgam, vibram e batem palmas.

Nos minutos finais, a torcida francesa fica cada vez mais vibrante. Levanta das cadeiras e cantam o hino empolgados. Ao final da partida comemoram a vitória da França com abraços, gritos e selfies.

Copa no Plenário

Deputados assistem semifinal da Copa do Mundo

Enquanto o plenário da Câmara sequer tem Ordem do Dia, o movimento no cafezinho do parlamento é enorme. Mesmo com o Brasil fora da Copa, deputados assistem ao jogo entre França e Bélgica. O gasto para manter a estrutura do Congresso gira em torno de R$ 1 milhão por hora, segundo cálculos da ONG Contas Abertas.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação