Cidades

Após madrugada com 10°C, DF terá mais um dia de calor e tempo seco

Durante a madrugada, os termômetros marcaram a mínima de 10°C. Tarde será com tempo seco e a máxima de 28°C

Alan Rios
postado em 12/07/2018 06:42

Amanhecer em Brasília com sol aparecendo entre o lago e as árvores.

Os brasilienses têm sofrido com as variações de temperatura no Distrito Federal. Durante a noite, o apelo é por mais cobertas para ajudar a se aquecer e, durante o dia, a solução tem sido roupas mais leves e muita água para suportar o calor e a secura. Na madrugada desta quinta-feira (12/7), os termômetros marcaram a mínima de 10;C e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a máxima, nas horas mais quentes do dia, seja de 28;C.

Com céu variando de claro a parcialmente nublado, o DF terá mais um dia muito seco, com umidade variando de 95% a 25%. A variação de temperatura, segundo o meteorologista Mamedes Luiz Mello, é devido ao inverno e à seca. "Neste período, isso é normal, porque temos poucas nuvens durante o dia, então o calor que a Terra recebe é maior. Já à noite, quando temos mais nuvens, se sente mais frio", explica.

Risco de incêndios e cuidados com a saúde

O período de seca já deixou o Distrito Federal em estado de alerta para queimadas. Na tarde da última quarta-feira (11/7), a , tendo uma área de mais de 102 campos de futebol incendiada.

Em várias regiões do Brasil, o inverno coincide com o período mais seco do ano, como é o caso de Brasília. A baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal.

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças e idosos. Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação. Cuidados básicos como a maior ingestão de líquidos, refeições leves, com frutas e verduras, e o uso de hidratantes para o corpo são essenciais neste período.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação