Cidades

Temperatura mínima sobe e clima quente e seco aumenta em Brasília

Com termômetros que chegaram a marcar no mínimo 13ºC, o DF terá máxima de 27ºC durante a tarde, mas baixa umidade relativa do ar favorece tempo quente

Alan Rios
postado em 16/07/2018 06:43
Céu vai de parcialmente nublado a claro na capital
No primeiro dia após o fim da Copa do Mundo na Rússia, os termômetros da capital trouxeram o brasiliense de volta à seca. Diferentemente do frio do país que sediou a competição, a predominância de temperatura em Brasília será de calor com baixa umidade do ar. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com órgão, a mínima registrada na capital federal na madrugada desta segunda-feira (16/7) foi de 13;C, e a máxima será de 27;C, com umidade relativa do ar entre 80% e 30%. Por conta também da topografia da cidade, o Plano Piloto registrou uma mínima um pouco mais alta, de 14,8;C.
Segundo o meteorologista Manoel Rangel, as diferenças entre cada região da capital acontecem por vários motivos: "O Plano Piloto, por exemplo, tem outra estrutura urbanizada, árvores, prédios. Isso tudo influencia. Também temos que levar em consideração a altitude. A cidade mais alta é Sobradinho, lá teria uma temperatura de valor menor nessa manhã, porque é mais alta", explica.

De olho na próxima Copa

Se, por um lado, olhar para os termômetros de Brasília nos fazem esquecer de vez da Rússia, por outro, olhar para a umidade do ar do DF pode nos fazer lembrar um pouco de 2022, ano da próxima competição mundial. Abrigada até ontem no país gelado, a Copa do Mundo terá nova casa daqui a quatro anos, no Catar, país árabe do Oriente Médio que mudou até o calendário da Fifa por conta das temperaturas.

Até mesmo o brasiliense que sofre com a seca da capital se assustaria com o clima do próximo país sede: temperaturas de até 50;C são normais por lá. Para diminuir os efeitos desse calor, a Copa será disputada entre novembro e dezembro de 2022, não mais entre junho e julho. Na nova data, os termômetros podem medir entre 20;C e 30;C.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação