Cidades

Ônibus que passam pela EPTG serão obrigados a ter portas dos dois lados

Portaria publicada no Diário Oficial do DF nesta segunda exige renovação da frota com ônibus adaptados para rodarem em faixas exclusivas à esquerda da via

Alan Rios
postado em 16/07/2018 16:19
EPTG engarrafada em dia de jogo da Seleção: faixas exclusivas liberadas
Quem enfrenta a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) de ônibus nos horários de pico já deve ter questionado a necessidade da faixa exclusiva para o transporte coletivo de passageiros, pouco utilizada na rodovia. Por isso, a Portaria n; 46 do Diário Oficial do DF desta segunda-feira (16/7) obrigou as empresas de ônibus a adquirir veículos com portas de ambos os lados, garantindo o uso do espaço e a agilidade nas viagens.

O DF passou a contar com pistas exclusivas em 2011, com a inauguração da via na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), para evitar o congestionamento de ônibus e incentivar o uso do transporte público. Porém, a compra de veículos com portas dos dois lados nunca se concretizou, e as faixas passaram a ser utilizadas somente por linhas expressas de ônibus, por táxis, vans escolares e carros oficiais.
Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade do DF, explica que a mudança deve ser colocada em prática o quanto antes. "Solicitamos às empresas, antes de qualquer procedimento, a obrigatoriedade de renovação da frota para veículos dotados de portas de ambos os lados, motor traseiro - ou central - e piso baixo. Essa deve ser a prioridade", afirmou.

Apesar da urgência, a mudança demorará a chegar. O processo de compra do acréscimo de frota tende a ser lento e não é possível ter uma estimativa concreta de quando todos os ônibus terão as novas características. O secretário projetou que, em 2019, passageiros poderão usufruir do benefício da faixa exclusiva ao menos em parte das linhas não expressas que rodam na EPTG.
O Sindicato das Empresas de Ônibus do DF disse que não vai se manifestar sobre o tema. Na avaliaçaõ da Secretaria de Mobilidade, a medida vai beneficiar os carros, que não compartilharão mais as faixas com os transportes públicos e, principalmente, os usuários do sistema gratuito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação