Jornal Correio Braziliense

Cidades

Umidade deve cair ainda mais em agosto por causa da seca, prevê Inmet

Segundo as médias histórias registradas pelo Inmet, em agosto a umidade pode chegar a níveis abaixo dos 20%, o que acende o sinal de alerta para a população

.

Inverno com temperaturas acima da média

Segundo o Prognóstico Climático de Inverno, do Inmet, no período seco da região Centro-Oeste, a tendência é haver diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%. "A previsão para o inverno indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem de normal a ligeiramente abaixo da normal em grande parte da região", indica o prognóstico.

Acompanhando o fenômeno, as temperaturas médias devem ser acima da normal climatológica, devido à permanência de massa de ar seco e quente, principalmente nos meses de agosto e setembro, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.


Cuidados com a saúde

Além de ingerir bastante líquido, dica recorrente de especialistas, é necessário tomar cuidados com a pele, já que irritações nesse órgão podem ser a porta de entrada para infecções. A preocupação deve ser dobrada em idosos, mais frágeis e mais sensíveis aos quadros respiratórios como gripes, resfriados e sinusites, comuns na seca e no inverno.

É isso que explica a geriatra Mayara Pireneus de Oliveira, do Hospital Brasília: "O idoso naturalmente tem uma tendência a ingerir menos líquido. Com a seca, o número de desidratação nesta faixa etária aumenta e consequentemente outras alterações a ela associadas, como a desregulação do hábito intestinal, descompensação das doenças de base e delirium".

Crianças também devem receber cuidados a mais, já que não pedem água com a frequência necessária para o corpo. Então, oferecer esse líquido para os pequenos pode amenizar os problemas da seca, que tendem a aumentar em Brasília.