Alan Rios
postado em 17/07/2018 08:18
A manhã desta terça-feira (17/7) foi movimentada para o Corpo de Bombeiros, que atuou duas vezes no combate a incêndios na capital. O primeiro caso aconteceu na quadra QR 617, em Samambaia Sul, onde um barraco que era utilizado para armazenar materiais recicláveis em uma invasão pegou fogo.
A ocorrência ocorreu às 6h30, quando os bombeiros chegaram ao local e controlaram as chamas. O incêndio foi contido sem grandes dificuldades e não deixou vítimas, assim como o segundo chamado do dia, um princípio de incêndio nos pneus de uma carreta.
Ocorrido em cima do viaduto da BR 060, que dá acesso a DF 180, no sentido Brasília - Goiânia, o caso foi auxiliado por uma equipe dos bombeiros que passava pelo local. Eles utilizaram extintores para evitar que o fogo se alastrasse e chamaram uma viatura de água para a pista.
Casos recorrentes
Neste mês de seca, são comuns as ocorrências de incêndio em Brasília. A baixa umidade do ar favorece as queimadas, tanto que em em abrilo governador Rodrigo Rollemberg decretou estado de emergência ambiental. Florestas e parques tendem a ser mais atingidos pelo fogo, como aconteceu no último domingo (15/7).
Uma área de 11 mil metros de vegetação foi queimada no Paranoá Parque na tarde daquele dia, em uma ocorrência que durou cerca de três horas até que o fogo tivesse sido combatido pelos bombeiros. A dificuldade aumentou quando as primeiras chamas foram contidas por volta das 16h30, mas o fogo acabou retornando. A efeito de comparação, o local atingido equivale a pouco menos de dois campos de futebol.
Na semana passada, um princípio de incêndio atingiu a rede elétrica do Hospital de Base. O caso aconteceu na quinta-feira (12/7), mas não teve grandes proporções, já que o curto-circuito das máquinas atingidas não chegou a resultar em fogo.