Cidades

Agefis inicia derrubada de 22 casas em parque do Lago Sul

Segundo órgão, casas ocupam a área de maneira irregular. Demolição visa "preservar áreas ambientalmente relevantes"

Mariana Machado
postado em 17/07/2018 17:56
Operação de derrubada contou com a segurança da Polícia Militar
A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) iniciou, nesta terça-feora (17/7), operação de derrubada de imóveis residenciais dentro do Parque das Copaíbas, no Lago Sul. A ação começou por volta das 10h, quando móveis começaram a ser retirados de uma das casas, mas só às 15h a escavadeira demoliu a piscina da residência.
O proprietário da casa, Bernardo Paraíso, acompanhou toda a operação. ;Eles alegam que a minha propriedade é do parque, mas nós estamos aqui antes mesmo de Brasília. Nós conseguimos impetrar uma liminar nova, mas eles não vão esperar ela chegar aqui;, lamentou.
A Polícia Militar fez a segurança no local durante a operação. De acordo com a corporação, entre 70 e 100 policiais estavam escalados.
A ação revoltou os habitantes da região. Uma das moradoras, que, por medo, não quis se identificar, afirmou que a região não se trata de área pública. "Eu tenho 53 anos, e já nasci aqui. Meu pai veio para o Distrito Federal para ajudar na construção de Brasília e foi colocado aqui", disse a mulher. Segundo ela, no parque há ao menos 20 casas com famílias morando.

[VIDEO1]
Um outro morador relatou que a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) seria dona de 2% do terreno, mas nunca definiu quais seriam as suas áreas. "Esse parque só existe porque nós estamos aqui preservando", afirmou. O homem relatou que há cerca de três semanas uma equipe da Agefis vistoriou o local, mas ninguém comunicou sobre possíveis derrubadas. "Nós fomos pegos de surpresa. Eles já tentaram derrubar antes, mas nós conseguíamos liminares impedindo", lembrou.
Em nota, a Terracap informou que o Parque Ecológico das Copaíbas é área pública de preservação ambiental e de responsabilidade do GDF. ;O Decreto Distrital n; 17391/96 criou o Parque das Copaíbas, com área de 76,5 hectares;, diz o texto. Às 16h30, a casa era derrubada. A operação deve continuar amanhã, mas Bernardo espera que a liminar obtida impeça novas demolições.
A Agefis informou que 22 casas dentro do Parque das Copaíbas estão ocupando a área de maneira irregular, e que a demolição dos imóveis estava programada desde 2016. Por meio de nota, a agência explicou que a operação visa "preservar áreas ambientalmente relevantes para a preservação de recursos hídricos no DF".
O texto diz ainda que "havia uma liminar judicial que impedia a Agência de realizar a operação de desobstrução e foi revogada após 20 anos de vigência". Também participam da operação o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Terracap, Secretaria de Estado de Ordem Pública e Social (SEOPS), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), Companhia Energética de Brasília (CEB), Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e o Corpo de Bombeiros do DF.
[FOTO1195376]


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação