Cidades

Mutirão oferecerá testes gratuitos de Hepatite C no sábado

Doença silenciosa é a principal causa de óbito entre hepatites virais. Evento ocorrerá na Torre de TV, das 9h às 13h

postado em 17/07/2018 20:07
Pessoa fazendo exame com picada no dedo para retirada de sangue.A ONG Candangos da Esperança promoverá, no sábado (28/7), um mutirão para testagem da população para Hepatite C. O evento ocorrerá na Torre de TV, das 9h às 13h. O exame é simples e será oferecido gratuitamente.
Segundo o Boletim Epidemiológico 2017, emitido pelo Departamento de Aids, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, a Hepatite C é a principal causa de óbito entre as hepatites virais. É importante consultar o médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam todas as formas de hepatite, pois o surgimento de sintomas é muito raro.
O médico infectologista José Davi Urbaez Brito explica que a doença é silenciosa. ;A pessoa tem que procurar o diagnóstico, porque a contaminação pode ter acontecido em alguma situação de compartilhamento de sangue sem sintomas;, esclarece.
O médico alerta sobre a importância da população se conscientizar em procurar um diagnóstico. ;Todo adulto deve ser testado para Hepatite C pelo menos uma vez;, frisa José Davi.
O Ministério da Saúde recomenda que façam o exame:
- Todas as pessoas que tenham se submetido a cirurgias ou transfusão de sangue há mais de 20 anos;
- Pessoas que tenham compartilhado agulhas injetáveis e objetos cortantes;
- Quem fez tatuagem ou piercings sem material descartável;
- Pessoas que tenham tido relações sexuais desprotegidas com múltiplos parceiros e portadores do vírus HIV.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação