Cidades

DF completa 60 dias sem chuva com maior sensação de frio pela manhã

Termômetros nesta quarta-feira marcaram frio pela manhã, mas tempo quente e seco deve predominar durante a tarde

Augusto Fernandes, Alan Rios
postado em 18/07/2018 06:41

Sol nascendo ao lado do monumento do memorial Jk.

Brasília completa 60 dias sem chuva nesta quarta-feira (18/7), com céu claro a parcialmente nublado. A manhã fria marcou o começo dia dos moradores da capital mais uma vez, com temperatura mínima de 11;C. A previsão é de que à tarde o calor volte, com máxima de 26;C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A umidade relativa do ar varia de 80% a 30%, números que não alternaram drasticamente durante os últimos dias, . Segundo a meteorologista Morgana Almeida, na Ponte Alta do Gama houve o registro das temperaturas mais baixas da manhã, o que pode ser explicado por ser ali um local descampado, com muito vento.

As mudanças entre o frio e o calor no mesmo dia continuam: ;Às 6h nós tivemos hoje no DF as temperaturas mais baixas, enquanto as mais altas podem ser registradas normalmente entre 15h e 16h;, explica Morgana.

Sensação de frio aumenta

Apesar da temperatura não ter variado muito entre os dias desta semana, muitos brasilienses hoje disseram sentir mais frio pela manhã. A auxiliar de serviços gerais Sirlene Evangelista, 52 anos, não esperava o frio que encontrou. "Estava quente há muitos meses, e o tempo seco aparentava não dar trégua. Mas, hoje, fomos pegos de surpresa. A sorte é que eu tinha um casaco na bolsa", disse.

Termômetros nesta quarta-feira marcaram frio pela manhã, mas tempo quente e seco deve predominar durante a tarde

Os filhos de Sirlene também sentiram a mudança do clima. "De ontem para hoje, eu já peguei um resfriado. Eu não gosto de frio. Estava desacostumada a encarar uma temperatura baixa", contou Camile Vitória Evangelista, 13. "Mesmo com os casacos, ainda estou com frio. Parece que os ventos contribuem ainda mais. Tomara que o sol volte logo", opinou Yuri Evangelista, 11.

Mas a meteorologista Morgana Almeida diz que esse clima gelado não foi causado pelas temperaturas: "Essa sensação pode ter sido causada pela nebulosidade de hoje, já que ela evita a passagem dos raios do sol", explica. A temperatura mais fria do ano foi registrada há quase um mês, no dia 30 de junho, quando a mínima no DF foi de 6,8;C.

Essa estação tende a ter sempre madrugadas e manhãs mais frias em Brasília, mas o clima gelado não castiga tanto como era esperado. Em notícias compartilhadas nas redes sociais antes da chegada do inverno, no Brasil.

O exagero foi desmentido por especialistas como o coordenador geral de meteorologia do Inmet, Expedito Rebello, que na época disse que isso não poderia ser previsto como estava sendo colocado nas notícias, e que o fato seria extremamente difícil de acontecer.

Expedito contou ainda da última vez que a intensa massa de ar provocou danos, em julho de 1975: ;Deu uma geada generalizada e acabou principalmente com cafezais em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso;. Hoje, casos de frio extremo ou calor extremo, são previstos com antecedência para evitar que cidades e estados fiquem desprevenidos.

Previsão para a semana

De acordo com o Inmet, as temperaturas não devem variar muito até sábado, confira:

  • Quinta-feira: Mínima de 11;C e máxima de 26;
  • Sexta-feira: Mínima entre 10;C e 11;C e máxima entre 25;C e 26;C
  • Sábado: Mínima entre 10;C e 11;C e máxima entre 25;C e 26;C

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação