Cidades

Turistas aproveitam férias para conhecer traços de Lucio Costa e Niemeyer

Para visitar familiares ou amigos, a trabalho ou descanso, quem vem até a capital em julho se encanta com a arquitetura e as opções de lazer

Augusto Fernandes, Mariana Machado, Renata Nagashima*
postado em 19/07/2018 06:00
Denise Souto e Ariadne Albuquerque vieram de Manaus para uma passagem rápida: experiência diferenciada
Ao contrário do que ocorre em outras regiões do país, julho é considerado um período de baixa temporada para o turismo do Distrito Federal. Apesar disso, as férias escolares ajudam a movimentar a capital do Brasil. De acordo com a Secretaria de Turismo, quem escolhe vir a Brasília, na sua maioria, tem dois motivos: para visitar familiares e amigos ou por lazer.

Juntas, as duas modalidades de viajantes correspondem a 59% do público que escolhe o DF como destino nesta época do ano. É o caso de Aucides Leme, 57 anos. Ele veio de São Paulo com a mulher, Sônia Riguete, 54, e o restante da família para ver a sogra. Além disso, aproveitaram a estadia no DF para ir aos monumentos mais importantes da cidade, que, segundo Aucides, têm grande significado para os brasileiros.

;O Eixo Monumental tem um simbolismo muito forte e ainda carrega tudo aquilo que Juscelino imaginou quando construiu essa capital. Eu vejo Brasília como um lugar que me lembra o país em que eu vivo, que me faz ter orgulho da minha pátria;, enalteceu. ;São Paulo perdeu um pouco da sua identidade. Já aqui, há muitos símbolos, é um lugar organizado. Acredito que o Brasil deveria ser assim: planejado;, completa.
Aucides Leme e a mulher, Sônia Riguete, vieram de São Paulo visitar a família

Primeiros contatos

Normalmente, em julho, 52% dos viajantes estão visitando os traços de Oscar Niemeyer e a arquitetura projetada por Lucio Costa pela primeira ou segunda vez. Maria Clara Golim, 10, por exemplo, nunca tinha visitado Brasília. Este ano, veio com a mãe, a servidora pública Marceli Golim, 47, de Farroupilha (RS), e se apaixonou pela capital federal. ;Gostaria de viver aqui. Comparando com o lugar onde eu moro, o clima é muito melhor. Não aguento tanto frio;, brincou.

Maria José Pereira da Silva vem a Brasília pelo menos três vezes por ano e é apaixonada pela capital federal
Outra marinheira de primeira viagem é Ana Paula da Silva, 31. Ela saiu de Goiânia para prestigiar uma feira voltada a profissionais da área da beleza. Apesar de não ter visitado todos os pontos turísticos, elogiou Brasília. ;A primeira impressão foi muito boa. O trânsito nem se compara ao de Goiânia. Aqui, é tudo muito organizado;, ressaltou. Com as malas prontas para voltar para casa, Ana Paula já faz planos de vir à capital novamente.

Mineiros

Segundo o Observatório do Turismo do Distrito Federal, a maior parte dos turistas nacionais que visita Brasília vem de Minas Gerais (17%), seguidos pelos viajantes de São Paulo (15%) e de Goiás (13%). O professor Rodrigo Sanches, 38, e a bióloga Lérida de Oliveira, 37, por exemplo, saíram de Uberlândia para conhecer o Plano Piloto. O casal ficou impressionado com o Pontão do Lago Sul. ;É muito agradável. Um lugar em que me senti revigorada. Nunca pensei que Brasília teria um lugar tão interessante assim;, reconheceu Lérida. Os dois ficarão na cidade até amanhã. Apesar do pouco tempo, Rodrigo já tem motivos para indicar Brasília aos amigos. ;Na área central, encontramos um pouco de tudo, e é possível ir a vários monumentos no mesmo dia;, destacou.

A agente de turismo Denise Souto, 37 anos, veio de Manaus para acompanhar a cunhada Ariadne Albuquerque, 22, na emissão de um visto norte-americano. A viagem rápida não as impediu de reservar um tempo para conhecer os principais pontos de Brasília, como a Torre de TV, Ponte JK e a Catedral. ;Fizemos um passeio de barco pelo Lago Paranoá e foi uma experiência diferenciada e encantadora;, completa Ariadne. A única reclamação é sobre as informações disponíveis. ;Tudo é muito lindo, mas a gente não encontra uma pessoa que trabalhe no local orientando os turistas;, disse Denise.

A carioca Maria José Pereira da Silva, 50 anos, tem um carinho especial por Brasília. Missionária, ela visita a capital pelo menos três vezes por ano. ;Estou completamente apaixonada, as pessoas são muitos simpáticas. Eu amo Brasília e, por mim, moraria aqui, mas meu marido prefere o Rio;, conta.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação