Cidades

Três pessoas são detidas em flagrante desmatando área em Vicente Pires

Crime contra o meio ambiente aconteceu no Assentamento 26 de Setembro, em Vicente Pires. Invasões de terras e crimes contra a flora são recorrentes na região

Alan Rios
postado em 19/07/2018 10:54
Dois caminhões, um atrás do outro, carregados de madeira de árvores
A polícia ambiental flagrou dois caminhões carregados de árvores cortadas em Vicente Pires. Os veículos levariam os troncos de pinus para serem vendidos em Anápolis-GO. As espécies foram arrancadas no Assentamento 26 de Setembro, na rua 6 de Vicente Pires. Dois motoristas e a dona da chácara foram presos em flagrante e levados à 12; Delegacia de Polícia (Taguatinga). A conduta deles foi classificada como crime contra a flora, previsto nos artigos 46 e 50 da Lei 9.605/98. Os três indivíduos, de 34, 38 e 49 anos, respectivamente, assinaram um termo circunstanciado, documento usado nos casos de infrações de menor potencial ofensivo, e foram liberados em seguida.

A abordagem policial aconteceu às 17h30 de quarta-feira (19/7), quando os militares avistaram os autores do crime em uma chácara na Colônia Agrícola Samambaia. No primeiro momento, todos negaram participação na derrubada e transporte das árvores, mas depois dos questionamentos do Batalhão Ambiental passaram a admitir o envolvimento na extração irregular.

Foram realizadas vistorias na área para encontrar as motosserras utilizadas no corte, mas os três envolvidos disseram que quem havia realizado o desmatamento já teria saído do local com os objetos.
Árvores cortadas ilegalmente no Acampamento 26 de Setembro, em Vicente Pires

Crime recorrente

Crimes ambientais e invasões de terra são recorrentes no Acampamento 26 de Stetembro. Em reportagem publicada em 2 de junho de 2018, o Correio mostrou que as ocupações irregulares na região estão entre as mais preocupantes por causa da fragilidade ambiental. O parcelamento fica próximo a duas importantes reservas: a Floresta Nacional de Brasília (Flona) e o Parque Nacional.

Em junho passado, a Polícia Civil prendeu nove pessoas, entre elas um servidor do GDF, acusados de grilagem de terras. Na Operação Herdade, os agentes da Delegacia de Meio Ambiente detiveram um auditor-fiscal tributário da Secretaria de Fazenda acusado de invadir uma área avaliada em R$ 30 milhões.
Para receber ajuda na fiscalização, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) criou também em 2017 o canal de comunicação via WhatsApp, com o número (61) 99351-5736. O contato recebe diferentes tipos denúncias sobre a natureza, como aquelas que auxiliam contra o desmatamento da mata, no controle das ações ilegais de extração mineral e na redução do contrabando e comércio ilegal de animais silvestres.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação