Cidades

Seca aumenta e vento faz cair a sensação térmica em Brasília

Com umidade relativa do ar entre 75% e 30%, previsão continua apontando para um tempo seco. O vento mais forte pela manhã provoca sensação térmica de frio mais rigoroso do que as medições dos termômetros

Alan Rios
postado em 20/07/2018 06:45
Céu claro e poucas nuvens são comuns no período de seca
Brasília está há 62 dias sem chuva. A seca fica mais rigorosa, principalmente durante as tardes. Quem deixa suas casas no começo da manhã, tem uma sensação de que o frio está mais rigoroso do que no ano passado. Às 9h, por exemplo, a sensação térmica chegou a 10;C. Mas isso é apenas o resultado dos ventos mais fortes nas primeiras horas do dia, que chegaram a 32,4 km/h naquele horário. A temperatura mínima no DF desta sexta-feira (20/7) foi de 13,3;C, quase 4;C acima do que os termômetros registraram nessa quinta-feira (19/7).
Segundo o meteorologista Manoel Rangel, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), medições estão dentro do esperado para o mês de julho, mas o vento leva a população a crer que o tempo está mais gelado. "É preciso diferenciar a temperatura da sensação térmica, que é o que se sente, não necessariamente o que está registrado nos termômetros. Essa sensação dos últimos dias se deve ao vento, que quando aumenta, ;rouba calor; do corpo e contribui para isso".

Por outro lado, a umidade relativa do ar teve alteração significativa nas medições Inmet, e vai ficar entre 75% e 30%. Na quinta-feira (19/7) a umidade máxima registrada foi de 85% no começo da manhã. Essa mudança tende a ser ainda maior em agosto, quando a previsão é de que as umidade caia ainda mais.

Para o fim de semana, Manoel Rangel diz que o brasiliense pode esperar as mesmas condições do tempo, com mínimas entre 13;C e 14;C e máximas entre 26;C e 27;C. Os dias serão de muito sol e poucas nuvens, de acordo com as previsões.

Seca e frio

A combinação entre baixas umidades e sensação térmica de frio são perfeitas para alguns vírus que se proliferam nesta época do ano em Brasília. Entre os mais comuns, estão aqueles que provocam as infecções virais, como gripes e resfriados, ou doenças bacterianas, como amigdalites. Também são recorrentes os casos de sinusites, otites e pneumonias. Se agasalhar no começo das manhãs e nas noites e evitar ambientes abafados são algumas das dicas para evitar as contaminações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação