Cidades

Eliana Pedrosa lança candidatura ao Buriti em convenção na Estrutural

Em chapa com Alírio Neto, Eliana buscará agora alianças para lançar candidatos a deputado distrital, federal e senador. Grupo tem apoio do clã Roriz

Otávio Augusto
postado em 21/07/2018 14:38
Eliana sobre indefinições no pleito ao Buriti:
Em clima de campanha, Eliana Pedrosa (Pros) subiu o tom para lançar sua campanha ao Palácio do Buriti. Neste sábado (21/7),em convenção partidária do Pros e do PTB, de Alírio Neto, seu vice, ela destacou que agora a intenção é consolidar os grupos que disputarão a vagas de distritais, deputados federais e senadores. ;Não somos a candidatura ioiô. Aqui tem candidata a governadora e a vice governador", discursou. A estratégia é transparecer ao eleitor a ideia de uma chapa sólida e segura da empreitada.
Os dois apostam em uma combinação de um discurso ;família; e de ;renovação;. Eliana apela para o humano. ;Quero ser a grande mãe do Distrito Federal. Fazer um governo com inclusão, com dignidade e com competência. Resolver os problemas das pessoas da porta de suas casas, com asfalto, parada de ônibus, inscrição na escola e saúde, para depois pensar em grande obras;, ressaltou. Alírio é mais incisivo. ;Vamos mudar a realidade de Brasília. Fazer diferente, renovar. Somos oposição ao governo atual. Não sofremos interferência dos partidos e temos um projeto para a cidade;, argumentou.

Agora, a chapa composta pelo Pros, PTB, PTC, PMN e Patriota quer ampliar as alianças. ;Vamos consolidar as chapas para distrital, federal e senador. Nenhuma conversa para bater martelo, apenas para ler o cenário e verificar disponibilidade de fechar acordo, as chapas podem ser complementares;, avaliou Eliana.

Formação de alianças


Nenhuma aliança está descartada. Com a indefinição da candidatura de Jofran Frejat (PR), as disputas internas no PSDB de Izalci Lucas e a aliança de Rogério Rosso ao grupo de centro-direita coordenado pelo senador Cristovam Buarque (PPS) uma coalizão ficou ainda mais difícil. Alírio aposta na oposição ferrenha ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB) como atrativo. ;Somos a única chapa que realmente se opõe à gestão atual. Isso será levado em conta pelo eleitor e por aqueles que estão na disputa;, ponderou.

O vaivém citado por Eliana é referência à candidatura de Frejat, que deve anunciar amanhã se volta a concorrer. Apesar da crítica, ela o visitou e conversaram sobre o pleito de 2018. ;Frejat é uma amigo de muitos anos. Fiz um visita de cortesia;, contou a candidata, sem revelar os nuances da conversa. ;Estamos abertos à todos e Frejat seria muito bem vindo;, encerrou Eliana.

As incertezas da disputa tem movimentado as articulações. Interlocutores as campanha de Eliana e Alírio contam que após a ;renúncia; e o ;possível retorno; de Frejat, caciques da política local procuram a dupla. Neste período, o telefone tocou e do outro lado da linha nomes como Izalci, Frejat e até o ex-governador José Roberto Arruda (PR). ;Nesse momento, todo mundo se fala, todo mundo articula;, ponderou, minutos antes de Eliana assumir o palanque da convenção. Ela diz que conversou nos últimos dias com o deputado federal Alberto Fraga (DEM) e com Rôney Nemer (PP).


Clã Roriz, Benedito Domingos e Hélio José

A chapa conta com apoio do clã Roriz. A ex-deputada Jaqueline Roriz esteve no evento, realizado na Estrutural. Ela não discursou e não deu entrevistas. Joaquim Roriz Neto, pré-candidato a deputado federal, acompanhou a convenção, mas não discursou junto de Eliana e Alírio. Ela saiu na defesa do legado Roriz. ;Tenho orgulho de falar dele. Um governador visionário, Há 20 anos implantou o metrô no DF. Depois dele não houve governador que construísse meio metro de metrô nesta cidade;, disparou.

Participaram também o senador Hélio José (Pros), que postula uma vaga da Câmara Federal e o ex-vice-governador do Distrito Federal e ex-deputado distrital Benedito Domingos, que saiu na defesa da chapa. ;Convivi com os dois na Câmara Legislativa. Sei da competência e do comprometimento deles;, avaliou. A filha de Benedito postula a uma vaga de deputada distrital no mesmo grupo.

Eurípedes Júnior, o presidente nacional do Pros, saiu na defesa da candidatura de Eliana e Alírio. ;Eliana é hoje a única candidata a governadora do Pros no país. O partido está empenhando o máximo a favor desse projeto. Não há qualquer insegurança partidária ou jurídica na candidatura majoritária;, definiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação