Cidades

Abelhas atacam no Gilberto Salomão e uma pessoa é levada ao hospital

O Corpo de Bombeiros isolou a área onde a colmeia estava. O paciente levado ao hospital passa bem

Alan Rios
postado em 23/07/2018 14:11
Bombeiros aplicam produto na colmeia
Brasília registrou mais um episódio de ataque de abelhas nesta segunda-feira (23/7). O caso aconteceu no estacionamento lateral do Centro Comercial Gilberto Salomão, no Lago Sul, pela manhã, quando os insetos atacaram pessoas que passavam pelo local. Uma delas chegou a ser conduzida para um hospital particular da região, foi tratada e passa bem.
Acionado, o Corpo de Bombeiros isolou a área e, devido ao alto risco, aplicou veneno na colmeia, que estava em um poste de rede elétrica. "Se uma pessoa alérgica sofre picadas, o quadro dela pode evoluir ao óbito. Então, nesses casos, nós fazemos o isolamento da área, prestamos assistência a quem foi atingido e tomamos as providências necessárias de cada caso", informou o major Gildomar Alves, oficial de Informação Pública da corporação.
Local foi isolado para evitar ataquesSegundo o major, o produto tóxico aplicado busca alcançar a rainha, que é quem motiva as abelhas a defender a colmeia, atacando quem se aproxima. Sem ela, os insetos se acalmam. Ainda de acordo com o militar, o ataque pode ter sido provocado por diversos fatores, como o calor e o excesso de ruído, condições que deixam as abelhas mais agitadas.


Como agir

Para evitar os ataques, os bombeiros orientam para que a população mantenha distância de colmeias. Mas, se houver proximidade das abelhas, é fundamental proteger a face e a região da cabeça, com a camisa ou um pano. Também é recomendado evitar gritar ou fazer movimentos bruscos, já que ruídos e movimentações agitam ainda mais esses insetos.

Por meio do número 193, a população pode alertar os bombeiros sobre localidades com enxames. Na última quarta-feira (18/7), um homem de 50 anos tentou retirar uma colmeia sem auxílio profissional e acabou morrendo em Planaltina. A fatalidade fez parte de uma série de casos semelhantes no DF, como quando um ataque dos insetos resultou em 15 mortes de cachorros no Lago Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação