Cidades

Carreta da Mulher fica em São Sebastião até 21 de agosto

Exames de mamografia e preventivo de colo de útero são oferecidos gratuitamente. Serviços estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados

postado em 24/07/2018 18:01
Ilustração de uma mulher de cabelos longos e flores flores desenhadas nos seiosA mulheres que moram em São Sebastião terão a oportunidade de fazer exames gratuitos. Até terça-feira (21/8), o programa Sesc Saúde da Mulher, conhecido como Carreta da Mulher, ficará estacionada na Associação Comunitária de São Sebastião, no Bairro São Bartolomeu, ao lado da 30; Delegacia de Polícia. Os serviços estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados.

A unidade móvel oferece exames gratuitos de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, e exame preventivo do colo de útero (papanicolau) para mulheres entre 25 e 64 anos.

A coordenadora dos Serviços Médicos e Educação em Saúde, Lucce Lopes de Mello, explica que o projeto é uma resposta estratégica da instituição à elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero no país, além de representar um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde.
;A sistematização e o aperfeiçoamento desse trabalho se dá para facilitar o acesso aos exames de rastreamento de forma itinerante, percorrendo a nossa capital. Os serviços variam entre ações educacionais por equipes treinadas e o encaminhamento para a rede de saúde quando se verifica a necessidade do atendimento àquelas mulheres que apresentaram potenciais agravos em seus resultados;, explica Lucce.

Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto foi trazido para o DF em 2017 e atendeu três regiões administrativas: Ceilândia, Gama e Taguatinga Sul. No último ano, 3.539 exames de mamografia e 3.841 exames preventivos para câncer de colo uterino foram realizados gratuitamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação