Cidades

Brasília completa 68 dias sem chuva e ainda não há previsão de fim da seca

Massa de ar seco sobre o país influencia na baixa das umidades e afasta possibilidade de chuvas

Mariana Machado
postado em 26/07/2018 09:49
Temperatura máxima do dia deve chegar a 26 ºC. Umidade relativa durante a tarde varia entre 25% e 30%.
Com quase 70 dias sem chuva, brasilienses ainda não veem perspectiva de um fim para a seca, mas o frio continua. Desde 19 de maio, a capital vive dias de seca e manhãs geladas. A quinta-feira que começou com temperatura de 11 ;C não deverá esquentar muito. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima para o dia deve ser de 26 ;C no período da tarde para o Distrito Federal. A umidade deve ficar em torno de 25% a 30% no restante do dia e o céu deve variar de claro a parcialmente nublado.
Segundo a meteorologista Naiane Araujo, não há sinal de chuva para, pelo menos, os próximos 10 a 15 dias. ;No ano passado, tivemos mais de 120 dias de chuva e, neste ano, devemos ter algo parecido. As chuvas só devem vir no fim de setembro e com mais força em outubro;, avalia. Os próximos dias devem seguir semelhantes.
E o resultado dos dias secos é uma baixa crescente na umidade. Hoje, durante a mínima, a umidade relativa do ar alcançou 80%, mas, à medida que as temperaturas aumentam, esse número tende a cair. A meteorologista, no entanto, esclarece que o comportamento é normal para essa época do ano. ;A relação da umidade com a temperatura é inversamente proporcional. À medida que esquenta, a umidade cai;, explica.
Na avaliação do Inmet, é possível que a umidade chegue a menos de 20% em agosto. No mesmo período do ano passado, o DF viveu dias de névoa seca e temperaturas máximas de 31 ;C. De acordo com o instituto, uma massa de ar seco cobrindo várias regiões do Brasil é responsável por abaixar a umidade e diminuir as chances de chuva. Segundo eles, cerca de 80% do país está coberto por essa massa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação