O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assina, nesta sexta-feira (27/7), carta de adesão aos ;Princípios de Empoderamento das Mulheres;, da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas. O objetivo é empoderar as mulheres para que participem de forma plena da vida econômica em todos os setores e em todos os níveis da economia brasileira.
Segunda o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e o Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios, mulheres superam homens na abertura de empresas e já são a maioria entre os trabalhadores com carteira assinada nos pequenos negócios, desde 2017.
Elas representam 24 milhões de empreendedoras no Brasil, número pouco inferior ao universo masculino, que é de 25,4 milhões. No entanto, entre os pequenos negócios iniciados nos últimos três anos e meio, elas lideram o ranking, com 14,2 milhões em relação aos homens, que somam 13,3 milhões. Mesmo assim, elas continuam com remuneração menor que eles, apesar de serem mais escolarizadas.
Painel sobre empreendedorismo feminino
No dia da assinatura, na Sede do Sebrae em Brasília, na 605 Sul, também ocorrerá um painel para debater o tema Empreendedorismo feminino ; desafios e oportunidades, com as presenças da ganhadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócio 2013, Ágda Oliver; da líder da Rede das Mulheres Empreendedoras, Ana Fontes; da presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes; e pela representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.