Cidades

Justiça mantém condenação do Sesc-DF após erro em procedimento odontológico

Serviço Social do Comércio foi condenado após paciente ter mandíbula fraturada durante procedimento de extração de sisos. Ainda cabe recurso da decisão

Jéssica Eufrásio
postado em 26/07/2018 16:57
Fachada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Distrito Federal foi condenado pela 4; Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) a indenizar uma paciente vítima de um erro odontológico. Ela teria ido a um dos consultórios do serviço para extrair os sisos e sofreu uma fratura de mandíbula durante o procedimento. Ela recorreu à Justiça e alegou não ter recebido os cuidados necessários após o atendimento.

Mesmo com os recursos apresentados pelo Sesc, a turma decidiu por manter a condenação da instituição. O juiz titular da 21; Vara Cível de Brasília entendeu que o laudo pericial comprovou que houve erro na técnica utilizada no procedimento, fato que teria resultado na fratura, e condenou o Sesc a restituir os gastos com o tratamento e a pagar indenização no valor de R$ 20 mil por danos morais. Antes da condenação, a instituição havia alegado que não teria havido erro na realização do serviço e que os funcionários adotaram as providências cabíveis após o fato.

Para os desembargadores, o laudo pericial apontou que a atuação da profissional seria a causa da fratura. "A imperícia da dentista do Sesc, responsável pelo procedimento cirúrgico, foi a causa determinante para a quebra da mandíbula da paciente. Nesse ponto em particular, o perito esclareceu que a odontossecção (corte dividindo as raízes do dente) foi insuficiente. Por conta desse quadro, ao se tentar extrair a parte remanescente, foi necessário o uso de uma força maior que a devida, o que, aparentemente, causou a fratura mandibular;, afirmaram em relatório.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Sesc e foi informada de que ainda restam 15 dias para a assessoria jurídica decidir se entrará com um último recurso. Em nota, a instituição informou que está ciente da decisão e reiterou que não houve falha na realização do serviço. "Além disso, os empregados adotaram todas as providências cabíveis após o incidente. Trata-se de um caso isolado. A instituição presta serviço a toda comunidade do DF com qualidade e presteza", afirmou, em nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação