Alan Rios
postado em 27/07/2018 06:51
A sexta-feira (27/7) dos brasilienses será de sol e céu claro, um tempo que se repetirá no final de semana. Para aproveitar esse período sem chuva e sair de casa, os moradores do DF só não podem esquecer de se proteger da baixa umidade do ar. Nesta sexta, ela varia entre 80% e 25%, enquanto a temperatura mínima foi de 11;C e a máxima será de 25;C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Sábado e domingo também serão dias em que a massa de ar seco tomará conta do céu de Brasília, como explicou a meteorologista Morgana Almeida: "Com máximas entre 25;C e 26;C, o DF terá mais um fim de semana de tempo seco e sol firme. Isso é ideal para quem gosta de curtir os espaços abertos, mas devemos ter cuidados com a hidratação, já que a umidade permanece abaixando".
As previsões para agosto são de tempos ainda menos úmidos, em que a umidade do ar pode ficar abaixo dos 20%. E o mês que se inicia semana que vem será mais um em que a contagem de dias sem chuva só aumenta. Só nesta sexta já são 69 sem uma pancada de água no céu de Brasília, mas o Inmet indica que só em setembro essa conta pode acabar.
Alerta aos lugares fechados
Por um lado, o brasiliense precisa ter cuidado quando estiver em ambientes abertos por causa da seca, já que a incidência de sol e a baixa umidade podem prejudicar a saúde de quem não se hidratar. Por outro, os lugares fechados também devem ser motivos de preocupação, como explica o médico otorrinolaringologista Dr. Gustavo Torres.
"Nesta época do ano, no inverno, o tempo esfria pela manhã, fica mais seco e os ambientes fechados propiciam a circulação dos vírus respiratórios. Gripes e resfriados, por exemplo, ficam mais comuns onde há aglomerações, em locais em que estamos um pouco mais enclausurados."
Apesar de acreditarmos que só o vento frio já causa esses problemas, fatores como a pouca circulação de vento em ambientes fechados estão entre as principais causas deles. O especialista explica ainda que as janelas fechadas de ônibus, ambientes de trabalhos e escolas são alguns dos motivos para a incidência de vírus.
"Também é interessante observarmos que a cada época existem novos vírus circulares. Por isso que vacinamos todo ano contra a gripe, porque a cada ano temos novos vírus circulando", finalizou o Dr. Gustavo.