Cidades

Juizado itinerante do TJDFT visita o Sol Nascente nesta sexta-feira

O juizado itinerante do órgão ficará estacionado na localidade, esta sexta-feira (27/7) de 14h às 18h, ao lado do posto comunitário da comunidade

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 27/07/2018 12:07

A comunidade do Sol Nascente entrou no roteiro do serviço em janeiro deste ano

Os moradores de Sol Nascente, em Ceilândia, poderão fazer demandas cíveis no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) sem deixar a comunidade. O juizado itinerante do órgão ficará estacionado na localidade, esta sexta-feira (27/7) de 14h às 18h, ao lado do posto comunitário da comunidade.

[SAIBAMAIS]Quem precisa ingressar com uma ação cível pode aproveitar a oportunidade, já que o serviço é gratuito e se estende a toda a população. A comunidade do Sol Nascente entrou no roteiro do serviço em janeiro deste ano. A proposta é democratizar o acesso à Justiça para famílias com poucas condições financeiras.

No primeiro atendimento, o interessado relata o problema. A equipe do juizado itinerante retorna após 30 dias para fazer as sessões de conciliação. Caso as partes entrem em acordo, um juiz do TJDFT homologa o documento que poderá ser entregue no mesmo dia. Caso contrário, as partes seguem para as audiências com o juiz.

É preciso ficar atento. O Juizado Itinerante resolve questões como: cobranças, despejos, indenização por inclusão do nome no SPC e na Serasa e outros prejuízos e recebe causas no valor de até 40 salários mínimos. Outro detalhe importante é que as causas no valor de até 20 salários mínimos dispensam a presença de advogado.

A Justiça Itinerante não resolve causas trabalhistas, de família, reclamações contra o Estado (Distrito Federal, autarquias e empresas públicas), e ações envolvendo crianças e adolescentes, heranças, falências e causas criminais.

Com informações do TJDFT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação