Cidades

Brasilienses lotam Praça dos Três Poderes para ver eclipse lunar

A Lua de sangue será a mais longa do século e, na Esplanada, o público pode assistir ao fenômeno em telescópios

Sarah Peres - Especial para o Correio, Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 27/07/2018 19:08
Cerca de 2 mil pessoas compareceram na Praça dos Três Poderes, segundo a PM
Os brasilienses lotaram a Praça dos Três Poderes no fim da tarde desta sexta-feira (22/7) para ver a Lua de sangue surgir no céu. Cerca de 2 mil pessoas compareceram no local, de acordo com a PM. A previsão é de que o eclipse lunar total seja o mais longo do século, durando cerca de uma hora e 42 minutos. Já na capital, o fenômeno poderá ser visto por, em média, 15 minutos.

Saulo Nogueira é participante do Clube de Astronomia de Brasília e, para ele, o momento é propício para a Lua de sangue. "A configuração da Terra está perfeita para esse eclipse diferenciado. Não é à toa que este fenômeno será o mais longo do século", afirma.

O Clube de Astronomia de Brasília, em parceria com o Centro Cultural Três Poderes, disponibilizou telescópios para o público. A fila foi extensa para quem quis utilizar o instrumento.
O João Shinji, 11 anos, está de férias e aproveitou o dia para assistir ao fenômeno. Ele foi ao Planetário de Brasília e, em seguida, direto para a Esplanada. O pequeno morador da Asa Norte foi o primeiro a ver o eclipse com o telescópio. "Eu sonho em ser astrônomo. É isso o que eu quero ser quando crescer", conta a criança, que estava acompanhada de uma tia.
Mas chegar até a praça, não foi fácil. O brasiliense teve que encarar um engarrafamento intenso. Isso porque o local foi cotado como um dos melhores pontos da cidade para assistir ao fenômeno astronômico, assim como a beira do Lago Paranoá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação