Cidades

Brasilienses enfrentam engarrafamento na tentativa de ver eclipse lunar

Carros estacionados em frente à Praça dos Três Poderes foram o principal motivo da lentidão

Luiz Philippe Tassy*
postado em 27/07/2018 20:00

Carros na Esplanada dos Ministerios O maior eclipse lunar do século, registrado nesta sexta feira (27/7), pode ser observado de vários cantos do mundo, inclusive em Brasília. Na tentativa de acompanhar o fenômeno, os brasilienses enfrentaram grandes engarrafamentos na região central da cidade. Alguns motoristas, dirigindo em baixa velocidade para apreciar a lua, acabaram causando ainda mais congestionamento, que durou pouco mais de uma hora.

De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse começou às 15h24 (horário de Brasília) e durou até 19h19. Os brasilienses se aglomeraram em diversos pontos da capital, como a Praça do Cruzeiro e o Memorial JK, porém o mais cheio, e indicado pelos astrofísicos e especialistas, foi a Praça dos Três Poderes. Lá, lunetas foram disponibilizadas para que a população pudesse ver "de perto" a lua.

Durante toda a extensão da Esplanada dos Ministérios, carros estacionaram junto aos canteiros e os motoristas desceram para curtir o eclipse. Os carros estacionados em fileiras próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF) acabaram sendo a raíz do engarrafamento, que se alongou até o Setor de Indústrias Gráficas (SIG). A parte mais crítica foi na altura da descida para a Rodoviária do Plano Piloto.

Outro lugar que houve grande fluxo de veículos foi na Ponte Juscelino Kubitschek, que dá acesso ao Lago Sul. Por lá, vários candangos também aproveitaram o fenômeno.

[FOTO1201097]

* Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação