O maior eclipse lunar do século, registrado nesta sexta feira (27/7), pode ser observado de vários cantos do mundo, inclusive em Brasília. Na tentativa de acompanhar o fenômeno, os brasilienses enfrentaram grandes engarrafamentos na região central da cidade. Alguns motoristas, dirigindo em baixa velocidade para apreciar a lua, acabaram causando ainda mais congestionamento, que durou pouco mais de uma hora.
De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse começou às 15h24 (horário de Brasília) e durou até 19h19. Os brasilienses se aglomeraram em diversos pontos da capital, como a Praça do Cruzeiro e o Memorial JK, porém o mais cheio, e indicado pelos astrofísicos e especialistas, foi a Praça dos Três Poderes. Lá, lunetas foram disponibilizadas para que a população pudesse ver "de perto" a lua.
Durante toda a extensão da Esplanada dos Ministérios, carros estacionaram junto aos canteiros e os motoristas desceram para curtir o eclipse. Os carros estacionados em fileiras próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF) acabaram sendo a raíz do engarrafamento, que se alongou até o Setor de Indústrias Gráficas (SIG). A parte mais crítica foi na altura da descida para a Rodoviária do Plano Piloto.
Outro lugar que houve grande fluxo de veículos foi na Ponte Juscelino Kubitschek, que dá acesso ao Lago Sul. Por lá, vários candangos também aproveitaram o fenômeno.
[FOTO1201097]
* Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli