Cidades

Após 72 dias de estiagem, pode chover no DF entre quarta e sexta-feira

Previsão do Inmet é de que os dois últimos dias do mês sejam de tempo seco e calor, principalmente no período da tarde. Há possibilidade de chuva em Brasília entre quarta e sexta-feira, em áreas isoladas

Alan Rios
postado em 30/07/2018 07:36

Céu claro a parcialmente nublado será predominante em agosto

Sabe aquele cheirinho de terra molhada? Pois é, para quem já está com saudade dele, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) são animadoras. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Mello, há uma possibilidade remota de chuva entre quarta (1/8) e sexta-feira (3/8) no Distrito Federal. As precipitações devem ocorrer em áreas isoladas. Portanto, além de torcer para chover, ainda é preciso ter a sorte de estar em tais regiões. Mas já é um alívio para quem está há 72 dias sem chuva.

Nesta segunda-feira (30/7), a temperatura máxima pode chegar a 30;C, bem mais elevada do que a registrada na semana passada, . A mínima hoje foi de 12;C, mas, como os ventos estavam fracos, o brasiliense não sentiu tanto frio como na semana que passou, quando .

A umidade relativa do ar deve variar entre 80% e 20%, porcentagens que devem cair ainda mais em agosto. O céu estará entre claro a parcialmente nublado neste começo de semana, principalmente por conta de uma massa de ar seco que atua na região. "Neste período de inverno, a massa de ar seco se posiciona sobre a parte central do país e, como não chove, ela se intensifica muito", explicou o meteorologista. Isso quer dizer que aquele tempo nublado e com muitas nuvens no céu pode demorar a aparecer de novo em Brasília.

Segundo o meteorologista Mamedes Luiz Mello, o período seco chega ao ponto mais crítico a partir de agora. "Agosto é o período em que as temperaturas começam a subir. E como não chove, a umidade tende a cair. Agosto e setembro são os meses dos picos de umidade mais baixa".

Estiagem

Em 2016, a chuva chegou a Brasília após 85 dias de estiagem. Se compararmos com 2017, a esperança nas gotas d;águas se esvai. O ano passado o brasiliense amargou 127 dias de seca, que só teve fim após um fluxo de umidade vinda do Norte. As previsões são de que em agosto não chova, apesar de existirem chances mínimas de que caiam algumas pancadas isoladas no DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação