Cidades

Veja o que fazer se ainda não recebeu o licenciamento de veículo 2018

IPVA, DPVAT, Taxa de licenciamento e multas devem ser pagos. Além disso, dados devem ser atualizados pelo condutor

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 31/07/2018 18:22
carros coloridosProprietários que já quitaram todos os débitos e ainda não receberam o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) devem acessar o site do Detran, no campo "consultar veículo", para checar a situação da entrega do documento ou entrar em contato pelo telefone 154.
Além disso, o endereço residencial deve ser verificado, pois, de cada 10 documentos expedidos pelo órgão, quatro são devolvidos porque os dados estão desatualizados. Somente nas unidades do Shopping Popular e de Taguatinga mais de 500 documentos voltaram por problemas com o endereço do proprietário.

Para obter o licenciamento devem ser pagos os seguintes tributos:
  • IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores)
  • DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres)
  • Taxa de Licenciamento do Detran
  • Multas pendentes
A emissão dos boletos e o pagamento ou parcelamento dos débitos com cartão podem ser realizados diretamente no site do Detran. O boleto do DPVAT deve ser acessado pelo site da Seguradora Líder.

Licenciamento em 2018

Cerca de 138 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) de 2018 foram emitidos no período de 23 a 27 de junho. No DF, 602.623 veículos já foram licenciados, o equivalente a 34,5% da frota de veículos.
A prioridade de envio dos documentos é para os veículos com placa final 1 e 2, cuja exigência de uso do CRLV começa a partir de 1; de setembro, seguido dos finais 3, 4 e 5 (outubro), 6, 7 e 8 (novembro) e 9 e 0 (dezembro).

Fiscalização

A partir do 1; dia de cada mês, será exigido o documento, de acordo com o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Caso o proprietário tenha quitado todos os débitos e não tenha recebido o CRLV até o início da fiscalização, o Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículo pode ser emitido, por meio do site do Detran. O documento provisório tem validade de 60 dias e cada proprietário poderá retirar a autorização uma única vez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação