Cidades

Avião de pequeno porte com quatro pessoas cai em Planaltina de Goiás

O acidente aconteceu na Fazenda Sagrada Família, próxima à divisa com Água Fria (GO), por volta das 14h30 desta quarta-feira (1º/8)

Isabela Guimarães*, Sarah Peres - Especial para o Correio, Fernando Jordão, Letícia Takada*
postado em 01/08/2018 16:20

Aeronave ficou destruída; ainda não há informações sobre as causas do acidente

Um avião de pequeno porte caiu próximo a Planaltina de Goiás, deixando quatro feridos. O acidente aconteceu na Fazenda Sagrada Família, próxima à divisa com Água Fria (GO), por volta das 14h30 desta quarta-feira (1;/8). O local fica a 144km do DF, na BR-010.

As primeiras informações, divulgadas pelo Corpo de Bombeiros de Goiás, eram de que uma das vítimas havia morrido antes mesmo da chegada dos socorristas ao local. Porém, os próprios militares afirmaram, depois, que todos os tripulantes haviam sobrevivido à colisão. Por volta das 17h, a Prefeitura de Planaltina de Goiás confirmou a morte de uma pessoa, mas um dos bombeiros que atuou no resgate afirmou que José Valdemar Maretti foi levado, consciente, ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia.

[FOTO1203407]

As outras três vítimas, em estado grave, foram transportadas ao Hospital de Base de helicóptero. O trajeto até a unidade de saúde leva cerca de meia hora. De acordo com a corporação goiana, não há sinal de telefone no local do acidente, o que dificulta a comunicação.

Familiares que chegaram ao hospital confirmaram a identidade de uma das vítimas: o gerente de compras de uma empresa de sementes Jarles Barbosa, 32 anos, morador de Formosa (GO). Segundo o cunhado dele, Constantino Souza Thomé, o grupo estava em Tocantins e seguia com destino a Formosa.

O helicóptero que encaminhou a primeira vítima chegou ao Hospital de Base às 17h30. Os outros dois aterrisaram poucos minutos depois, com mais dois feridos: Luciano Bittar, 37 anos, e Evandro Jose Biesek, 36.

[VIDEO1]

Aeronave particular

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), trata-se de aeronave privada, do modelo Embraer 711-ST, que estava com todas as licenças em dia e tem capacidade para quatro pessoas. A Anac não confirma quem estava no comando da aeronave.

Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), da Força Aérea Brasiliera (FAB), começam a investigação sobre as causas do acidente nesta quinta-feira (2/8).

"A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos", informou a FAB, em nota.

O objetivo da investigação, ainda segundo a FAB, é prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.


* Estagiárias sob supervisão de Mariana Niederauer

O avião caiu em uma fazenda próxima à divisa com Água Fria (GO), a 144km do DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação