Cidades

Estudantes enfrentam fila para desbloquear cartão do DFTrans

Espera para atendimento em posto do DFTrans dá meia-volta na praça da Galeria dos Estados. Órgão afirma que movimentação é 'normal para o início do semestre'

Hellen Leite
postado em 01/08/2018 20:50
Fila no posto de atendimento do DFTrans é grande desde a manhã desta terça-feira
A fila para conseguir atendimento no posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) na Asa Sul dava meia-volta na praça da Galeria dos Estados na tarde desta quarta-feira (1;/8). Movimento é grande porque os estudantes tentam a revalidação do Passe Livre Estudantil. Cerca de 195 mil estudantes utilizam o benefício no DF.

Mas a constante espera na fila não é incomum aos usuários. Segundo relatos de estudantes, todos os anos, no período de volta às aulas, a situação se repete nos postos de atendimento. "É sempre a mesma coisa. Mais de 1 hora na fila do DFtrans", comentou uma estudante nesta quarta-feira, no Twitter. "Surreal essa fila do DFTrans", postou outro usuário do sistema.

Sobre a situação, o DFTrans rebateu a informação de que a fila estava desorganizada no posto e informou que a movimentação é a esperada para o início do semestre. Segundo o órgão, o horário de funcionamento do posto será ampliado para que todas as pessoas que estão na fila sejam atendidas. "O posto da rodoviária funciona até às 18h, mas hoje o atendimento vai ser feito até a última pessoa ser atendida", informou a assessoria de imprensa.

[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]

[SAIBAMAIS] A autarquia não respondeu quantos cartões falharam, mas garantiu que todos os alunos tiveram o benefício liberado no mesmo dia. Caso apareça no validador o aviso de ;Cartão Vencido;, os estudantes devem passá-lo duas vezes para ativar a liberação. Se o problema persistir, os beneficiários devem procurar um Posto de Atendimento do DFTrans", comunicou.

Suspensão de férias


Todos os anos os alunos têm o benefício suspenso durante o período de férias escolares. O início e o fim da determinação variam de acordo com os dados enviados pelas instituições de ensino, que informam a relação de alunos matriculados e os dias de início e começo do ano letivo.

Apesar de já ser uma regra antiga, a suspensão do passe livre contraria estudantes. Na terça-feira, (31/7), membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB se reuniram com representantes do DFTrans para buscar soluções para o problema do passe estudantil nas férias.

"A primeira parte da reunião focou-se em buscar soluções para resolver o problema recorrente do cancelamento do passe estudantil nas férias para alunos pesquisadores e extensionistas, e pensando nisso debatemos algumas possibilidades para corrigir essa questão que afeta muitos alunos da nossa universidade", informou a entidade em sua página no Facebook.

Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), o custo da gratuidade do passe estudantil para o GDF em 2017 foi de cerca de R$ 30 milhões por mês. No recesso escolar, estima-se que os valores caiam para aproximadamente R$ 9 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação