Jornal Correio Braziliense

Cidades

Céu nublado e chance de chuva: tempo nesta quinta pode aliviar a seca

Chances de chuva são pequenas, mas já aumentaram em relação às previsões anteriores. Céu nublado aumenta expectativa dos brasilienses, que estão há 75 dias na estiagem


Quem olhou para o céu de Brasília nesta quinta-feira (2/8) viu um quadro diferente dos dias anteriores. Ele que ficou azul e sem nuvens por muitos dias em julho, agora está nublado e mais cinza. O tempo anima aqueles que querem o fim da seca depois de 75 dias, mas os meteorologistas lembram que as chances de chuva não são grandes: ;Há uma possibilidade de cerca de 30% de chuva no DF entre hoje e amanhã;, afirmou Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Pode-se dizer que quem se molhar nas ruas de Brasília hoje terá sorte, já que, além das chances baixas, se a chuva aparecer, será em pontos isolados da capital. Tarefa difícil também é prever quais serão essas cidades presenteadas, como explicou Hamilton: ;Às vezes, formam-se nuvens em um ponto do DF, mas chove em outro, então não conseguimos dizer em quais locais pode chover;.

Mas a certeza é que o céu não estará como nos últimos dias de julho, claro e sem nuvens. Esta quinta-feira (2/8) terá um céu entre parcialmente nublado a nublado, com máxima de 28;C. A mínima registrada na capital foi de 16;C, com uma umidade relativa do ar caindo, entre 70% e 25%, o que já era esperado para esse mês: ;Sabemos que agosto é sempre um dos meses mais secos da nossa região;, concluiu o meteorologista.

Para o restante de agosto, seca

Mesmo com as chances de chuva entre esta quinta e sexta-feira (3/8), o brasiliense não vai conseguir sair de casa em agosto com dias úmidos e agradáveis. A umidade relativa do ar tende a atingir, neste mês, suas porcentagens mais baixas, deixando os dias secos e quentes, principalmente pela tarde.

Em um clima assim, fica difícil se manter longe das doenças. Um dos motivos é que os exercícios físicos, essenciais para uma vida saudável, acabam diminuindo nesta época do ano, já que o brasiliense não se sente tão disposto com a seca. Mas é possível continuar se exercitando, como defende Welbert Lucas, personal trainer da Bodytech.

Uma das primeiras dicas do professor é fugir dos períodos mais críticos do dia: ;Geralmente no início da manhã ou à noite são os períodos em que a temperatura tende a ficar amena. Nesse período específico, o brasiliense deve diminuir os exercícios ao ar livre ou em ambientes fechados sem uma boa climatização;.

E a dica de todos os especialistas para o agosto de Brasília se repete: hidratação é fundamental. ;O cuidado com a hidratação nesse período deve ser redobrado, então ingerir 35ml de água por quilo corporal é o ideal, claro que ajustando de acordo com a atividade física que será praticada. Também podemos lembrar das bebidas isotônicas, que previnem a desidratação e são constituídas por alguns nutrientes e sais minerais;, diz Welbert.