Cidades

De volta ao passado: Brasília recebe rally de carros antigos neste sábado

Vinte carros vindos de todo o país participam da terceira etapa do 10º Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade

Mariana Machado
postado em 02/08/2018 15:27
Carros clássicos participarão do Raly de Regularidade neste sábado. O mais antigo é de 1929
Neste sábado (4/8), as ruas do Distrito Federal vão receber uma competição de velocidade vinda direto do passado. Cerca de 20 carros clássicos farão o 3; Rally Brasília Histórica, que é a terceira etapa do 10; Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica. A largada está marcada para as 11h no Museu Vivo da Memória Candanga, que fica no Núcleo Bandeirante, e a chegada será no Pontão do Lago Sul, por volta das 18h. O evento, promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), é aberto ao público.
Em um rally de regularidade, os participantes largam um por um, com diferença de um minuto entre eles. Pela regra, todos devem cumprir o trajeto abaixo da velocidade máxima da via e dentro de um limite de tempo determinado pela organização. Quem fizer o percurso em tempo maior ou menor que o estabelecido, acumula pontos. No fim, o vencedor é aquele que fez menos pontos, ou seja, percorreu o trajeto dentro do tempo estipulado.

Ao todo, 20 carros vão participar do rally, que deve durar em torno de cinco horas
Nenhuma via será fechada e quem passar pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento Sul (Epia) ou pelo Eixo Monumental poderá ver clássicos como Volkswagen Fuscas, Alfas Romeo e até o Ford A Phaeton, de 1929. Park Way, Guará e Via Estrutural também fazem parte do trajeto. Os veículos passarão em frente à Igreja Rainha da Paz e ao Memorial JK. Não haverá interdição das vias para o evento, o trânsito fluirá normalmente.
Carros de todo o Brasil se inscreveram na competição, que vale pontos para quem quer correr no campeonato brasileiro. Ainda restam duas etapas neste ano. O rally é organizado pelo Veterans Car Brasília, clube fundado em 1983 por amantes de carros antigos. A sede fica no Museu da Memória Candanga, local da largada e ponto de parada para almoço dos pilotos. A expectativa é de que o rally dure cinco horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação