Cidades

Médico é condenado por lesão corporal após contaminação de quatro pacientes

Os pacientes contraíram hepatite C, após passarem por procedimento sem fundamentação científica reconhecida pela comunidade médica

postado em 03/08/2018 10:25
Ilustração mostra rosto com cruz vermelha no lugar do olho
A Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-vida) condenou o médico Edson Saraiva Neves por lesão corporal leve. Ele realizou o procedimento de hemoterapia em quatro pessoas, que acabaram contaminadas com o vírus da hepatite C.

A pena inicial seria de um ano de detenção, no entanto, ela foi substituída por duas restrições de direitos. Porém, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) vai recorrer para mudar a sentença.

Os crimes ocorreram entre 2 de abril e 23 de maio de 2013, na Clínica Bioox Salute ; Ecologia Médica, onde as vítimas foram submetidas a um tratamento experimental chamado hemoterapia. Esse tipo de procedimento é uado para tratar problemas como fibromialgia e fadiga crônica. Para realizar a técnica é necessário retirar o sangue do paciente e repor em seguida, após um processo de centrifugação, em que se recolhe o plasma com plaquetas.

Entretanto, a hemoterapia não tem fundamentação científica reconhecida pela comunidade médica e nem autorização legal para ser aplicada em pessoas. O médico também era responsável técnico pela clínica, que precisou ser interditada por não ter licenciamento adequado aos procedimentos realizados no local.
Com informações do Ministério Público do Distrito Federral e Territórios (MPDFT)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação