Cidades

Desemprego e inadimplência podem afetar vendas do Dia Dos Pais no DF

Pesquisa aponta que a forte atuação do público de Brasília na economia ainda pode ajudar no faturamento dos comerciantes

Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 03/08/2018 19:37
De acordo com o estudo, 19,2% da população brasiliense ativa está desempregada e 8,82%, inadimplente
Os comerciantes do Distrito Federal devem ficar atentos durante o Dia dos Pais. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o desemprego e a inadimplência devem afetar as vendas durante a data comemorativa na capital.

Segundo o estudo, 19,2% da população brasiliense economicamente ativa está desempregada e 8,82%, inadimplente. Os dados são referentes ao primeiro semestre deste ano. No entanto, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL) o público da capital ainda tem forte atuação na economia, o que pode deixar o cenário um pouco mais otimista.

A pesquisa ainda aponta que 61% dos brasileiros devem ir às compras no Dia dos Pais. O índice é superior ao do ano passado, quando 55% dos entrevistados afirmaram que iriam às lojas.

No total, a expectativa é de que quase 93 milhões de pessoas no país façam alguma compra, o que deve movimentar um valor aproximado de R$ 13,9 bilhões nos setores do comércio e serviços.

Neste ano, os presentes mais procurados são roupas. Em seguida, perfumes e cosméticos, calçados e acessórios, como cintos carteiras, relógios e meias. A expectativa é de que ainda ocorra a procura por ferramentas, artigos esportivos e celulares.

Em relação ao pagamento, a maioria mostra preferência pelo pagamento à vista, em dinheiro ou cartão de débito. Os shoppings centers estão entre os centros comerciais mais procurados pela população brasileira. No entanto, as lojas on-line tiveram 33% da preferência do público.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação